A 4ª edição do CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza programação especial para atrair cinéfilos e um público diverso. Os interessados poderão curtir desde filmes clássicos em 3D, madrugada com filmes eróticos, até exibições ao ar livre no centro de São Carlos, localizada a 235 km da capital paulista.
No dia 1º de outubro, o CONTATO ocupa Água Vermelha, distrito de São Carlos, com a atividade "Vaudevile do Século XXI: Água Vermelha em Contato com a Terceira Dimensão", que busca valorizar a cultura do interior paulista com filmes em 3D (estereoscópicos). A sessão especial é destinada a todo o público interessado, inclusive para pessoas que não moram no distrito.
Durante a atividade serão exibidos três filmes: o curta-metragem "Monstro da Lagoa (Remix)", produzido por alunos da Escola Estadual Adail Malmegrim Gonçalves, de Água Vermelha; a animação "Trabalhando por Amendoins", realizada pela Walt Disney, protagonizada pelos esquilos Tico e Teco; e o grande suspense de Alfred Hitchcock, "Disque M Para Matar", de 1954. Para curtir a atração, serão distribuídos óculos 3D para o público. Em Água Vermelha, a exibição será realizada na Praça Romão Felipe Andreotti, na rua Bela Cintra s/n.
No dia 8 de outubro, às 23h30, o CONTATO ocupa o Cine São Carlos com a atividade "Noitão Erótico", que exibe três filmes durante a madrugada: o brasileiro "Fluidos", com direção de Alexandre Carvalho; "9 Canções", do Reino Unido, com direção de Michael Winterbottom; e o filme norte-americano "Shortbus", de John Cameron Mitchell. O Cine São Carlos fica na rua Major José Inácio, 2.154, no Centro de São Carlos.
Além disso, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, o CONTATO exibe curtas-metragens ao ar livre durante os intervalos dos shows musicais na Praça Coronel Salles, no centro da cidade. Entre os curtas estão "Antes do Sangue", do Ceará; "Verão", de São Paulo; "Brincando de Gente Grande", de São Paulo; e "Coreografia do avesso", do Amazonas.
O 4º CONTATO, promovido pela UFSCar e diversos parceiros, oferecerá em outubro atividades gratuitas para todas as idades como shows, debates, atividades infantis, mostras de arte eletrônica, oficinas e diversas outras atividades de estímulo à criatividade e à vivência artística. Informações completas sobre o Festival estão disponíveis no site www.contato.ufscar.br.
Espaço Oficina
Entre sábado e segunda, próximo à Praça Coronel Salles, o Festival promove o "Espaço Oficina", na Livraria Sideral (Avenida São Carlos, 1.931). A atividade representa uma nova dinâmica de oficinas, caracterizada com estruturas de bancadas, nas quais serão desenvolvidos projetos co-orientados por colaboradores, como Ricardo Brazileiro, Jarbas Jacome, Jeraman e Eduardo Nespoli.
Eles explorarão a temática da produção em Arte e Tecnologia, cultura digital, produção independente, colaboratividade, ferramentas livres, dentre outras.
Contatinho e Feira Solidária
O evento contará com uma programação infantil ampliada e as crianças, além de contarem com várias apresentações artísticas, podem participar de oficinas e sessões de cinema. As famílias também podem conhecer serviços e consumir produtos de diversos empreendimentos solidários da região, como artesanato, alimentação, coleta seletiva, ações educativas e empreendimentos ligados à cadeia produtiva da cultura, na "II Feira de Economia Solidária: semeando práticas solidárias em São Carlos e Região".
Shows
A programação também é repleta de músicas em diferentes ritmos. Na quinta-feira (7), logo após a abertura do Contato na USFCar, haverá a festa “Ou Colaboramos ou Evaporamos", às 23h, na arquitetura da USP (entrada pela Avenida Trabalhador Saocarlense).
Serão dois ambientes, com Black Drawing Chalks, de Goiás; a paulistana Patife Band, e Leptospirose, também de São Paulo, além de DJ M15 (Itália); DJ Caixa Preta e DJ Juliano Vituri + VJs Ortega, Thiago La Torre e MIDIADUBVJs.
No sábado (9), Wado, cantor catarinense radicado em Alagoas, faz um show com referências ao funk carioca, aos afoxés baianos e passando pelo reggaeton.
No domingo (10), haverá a apresentação de The Twelves, composta pelos cariocas Luciano Oliveira e João Miguel, que ganhou respeito ao remixar a britânica "M.I.A". O show é marcado por uma mistura única de live P.A. das músicas próprias, com DJ Set e remixes manipulados na hora.
Para finalizar os shows, na segunda (11), será apresentada a banda Bomba Estéreo, um dos expoentes da nova música colombiana, que mistura música folclórica do Caribe com batidas, guitarras, sintetizadores e a voz de Li Saumet.
Diversões Eletrônicas
Entre as atrações ao ar livre está a Praça de Diversões Eletrônicas, que reúne várias atividades do Festival na Praça Coronel Salles. O local será palco da programação infantil, shows musicais e a II Feira de Economia Solidária.
As diversões eletrônicas são uma forma lúdica de apresentação multimídia e transmídia do Festival. Com atrações simultâneas, o Contato tem o objetivo de envolver o público através dos estímulos das diversas atividades.