A equipe do ICMC que venceu a 18ª edição da Maratona de Programação foi homenageada na tarde da sexta-feira, dia 6 de dezembro, durante a 430ª reunião da Congregação do Instituto. “É uma conquista fantástica para o ICMC e para São Carlos”, declarou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado, na abertura do evento.
A 18ª edição da Maratona de Programação foi organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e envolveu 586 equipes de 182 instituições de ensino superior de todo o Brasil. A competição ocorreu no dia 9 de novembro, em Uberlândia (MG), na sede da Universidade Corporativa do Grupo Algar (UniAlgar) com as 60 melhores equipes classificadas. Com a vitória, a equipe do ICMC vai disputar o International Collegiate Programming Contest (ICPC), campeonato mundial de programação que acontece de 22 a 26 de junho de 2014, na Rússia.
Formada pelos alunos de graduação Bianca Madoka, Bruno Junqueira e Luis Fernando de Abreu, a equipe, chamada Ñtemtempabobagi, tem como técnico Filipe Nascimento. “É a primeira vez que trazemos uma medalha dessas para o ICMC, mas queremos criar uma tradição aqui no Instituto, instaurando uma filosofia de treinamento”, ressaltou Nascimento. Ele também destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2006.
A equipe também contou com o apoio dos professores Gustavo Enrique Batista, João Luís Rosa e Maria da Graça Pimentel. “Esses alunos estão envolvidos, interessados. A gente tem uma história aqui no sentido de procurar levar os alunos a se tornarem os principais motores nesse tipo de projeto”, declarou Pimentel.
No final da homenagem, Maldonado contou que já solicitou a elaboração de um projeto para a criação de um programa destinado à preparação de equipes do ICMC especialmente para participar de competições científicas. Dessa forma, serão garantidas todas as condições necessárias para apoiar esse tipo de iniciativa.
Texto e fotos: Denise Casatti da Assessoria de Comunicação do ICMC