Dia 12 de maio, quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal
Dr. Alderico Vieira Perdigão
No mesmo dia, às 16 horas, Jair Oliveira realiza o encontro
“Sambazz: Workshop Show”, um bate-papo ilustrado para estudantes no Auditório "Fernão Stella Rodrigues Germano", do Instituto de Ciências Matemática e Computação - ICMC-USP
“Jair Oliveira, 30 Anos de Carreira”, show que será apresentado pela primeira vez em São Carlos, no dia 12 de maio, quinta-feira, às 20h, em única apresentação no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, é um panorama musical que abrange as três décadas de trajetória artística do compositor, multi-instrumentista, produtor, intérprete e arranjador Jair Oliveira. A apresentação é parte do Circuito CPFL de Arte e Cultura, projeto do Instituto CPFL que leva o melhor da produção artística nacional às cidades do interior de São Paulo. São 20 canções que pontuam as várias fases da carreira do artista, iniciada aos 6 anos, quando participou da primeira gravação em um disco do pai, Jair Rodrigues.
“Fui dividindo a minha história em capítulos: o início ao lado de meu pai, os anos com o Balão Mágico, o início como compositor, a fase de músico da noite com os “Artistas Reunidos” e o trabalho autoral solo”, diz Jair.
O repertório e a musicalidade do show deram origem ao DVD/DOC –Jair Oliveira 30’, gravado no Auditório Ibirapuera de São Paulo, com a participação de vários artistas que, desde o começo, foram de extrema importância na construção de sua carreira como Jair Rodrigues, Simonny, Daniel Carlomagno, Max de Castro, Wilson Simoninha, Pedro Mariano, Luciana Mello, Tania Khalill e a filha Isabela.
O show “Jair Oliveira, 30 Anos de Carreira” abre com uma homenagem afetiva e musical de “Disparada” (Geraldo Vandré / Théo de Barros), canção defendida pelo pai do artista, Jair Rodrigues, no Festival de Música Brasileira, da TV Record, em 1966 e segue com hits da época do Balão Mágico como “Coração de papelão” e “Superfantástico”; “Simples desejo”, “É isso é que dá” e “Voz no ouvido”, composições dos tempos do projeto “Artistas Reunidos”, que revelou jovens talentos no final dos anos 90; “Bom dia, anjo”, “Você por perto”, da fase solo do músico e “Passeando com papai”, essa última composta para o projeto “Grandes Pequeninos”. O repertório traz ainda uma parceria com Seu Jorge em “Samba da Doca” e encerra com “Tiro onda”.
Jair estará acompanhado dos músicos Marcelo Maita, Dudinha Lima, Junior Gaz e Jota Erre e, embora os convidados do DVD não estejam presentes, Jair declara que as canções que contam a história do show comemorativo serão apresentadas com a mesma alegria. “O público vai se emocionar”, garante o músico.
“Escolhi a Música para ser minha guia durante todo este trajeto. Faço questão de escrever Música com letra maiúscula, pois é a assim que ela se apresenta em minha vida. Segurando firme na mão dela, atravessei todos estes períodos de minha carreira, até aqui”, comenta Jair sobre sua trajetória, agora revista neste projeto.
O espetáculo musical em São Carlos é viabilizado através da Lei de Incentivo do Proac, realizado pela S de Samba, com patrocínio da CPFL Energia, assessoria cultural da D’Color Produções Culturais e apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto. A entrada do evento é gratuita e os interessados precisam retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 30/04. Os vale-ingressos deverão ser trocados por ingressos a partir das 18h, no dia do evento, na bilheteria do local.
Sobre Jair Oliveira
Cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical, iniciou sua carreira musical aos seis anos de idade ao lado de seu pai, Jair Rodrigues, integrando posteriormente o grupo infantil Balão Mágico.
Formado em Produção Musical e “Music Business” pelo Berklee College of Music, Jair lançou o projeto Artistas Reunidos e foi responsável pela produção musical de nomes, como Luciana Mello, Jair Rodrigues, MPB-4 e Tom Zé. Como compositor, tem canções gravadas por Pedro Mariano, Ed Motta, Ney Matogrosso, Thiaguinho, Wilson Simoninha, entre tantos outros.
Com mais de três décadas de carreira, aos 41 anos de idade, Jair Oliveira é reconhecido como um dos principais artistas de sua geração.
Em sua recente discografia destacam-se:
CD "Artistas Reunidos" (2000 - Trama)
CD "Dis’ritmia" (2000 - Trama)
CD "Outro" (2002 - Trama)
CD "3.1" (2003 - Trama) e o online 3.2 Virtual (2004 - Trama)
CD "Simples" (2006 – S De Samba)
DVD “Simples Ao Vivo” (2008 – S de Samba)
D/Livro Infantil “Grandes Pequeninos” (2009 – S De Samba), feito em parceria com a esposa, a atriz Tania Khalill
CD/DVD “O Samba Me Cantou” (2010 - RWR), gravado com sua irmã Luciana Mello
Livro/CD “Sambazz” (2010 – S De Samba)
Álbum Digital “Dois Mil e Onze” (2011 - S de Samba)
DVD/Blu-Ray “Jair Oliveira 30” (2014 - S de Samba)
Álbum Digital "O mundo é grande e pequeninos" (2015 - S de Samba) - Projeto Grandes Pequeninos
www.jairoliveira.com.br
Banda:
Voz e Violão – Jair Oliveira
Teclados – Marcelo Maita
Baixo - Dudinha Lima
Guitarra – Junior Gaz
Percussão – Jota Erre
Repertório do SHOW
DISPARADA
(Geraldo Vandré / Théo de Barros)
IO E TE
(R. Pareti / S. Menegale)
BOMBOM
(Maria Isabel / Versão: L. Moreno / J. Moreno / Edgard Poças)
CORAÇÃO DE PAPELÃO
(Paul Anka / Versão: Edgard B. Poças)
SUPERFANTÁSTICO
(Ignácio Ballesteros Diaz / Difelisatti / Versão: Edgard Poças)
ASSIM QUE SE FAZ
(Daniel Carlomagno)
SAMBA RARO
(Max de Castro)
SIMPLES DESEJO
(Jair Oliveira / Daniel Carlomagno)
É ISSO QUE DÁ
(Jair Oliveira / Daniel Carlomagno)
VOZ NO OUVIDO
(Jair Oliveira)
MULATA RAINHA
(Jair Oliveira)
SORRISO PRA TE DAR
(Jair Oliveira)
VOCÊ POR PERTO
(Jair Oliveira)
BOM DIA, ANJO
(Jair Oliveira)
PASSEANDO COM O PAPAI
(Jair Oliveira)
ZAZÁ
(Jair Oliveira)
O SAMBA ME CANTOU
(Jair Oliveira)
SAMBA DA DOCA
(Seu Jorge / Jair Oliveira)
12º JOGADOR
(Jair Oliveira)
TIRO ONDA
(Jair Oliveira)
“Sambazz: Workshop Show” no Auditório "Fernão Stella Rodrigues Germano", do Instituto de Ciências Matemática e Computação - ICMC-USP
Neste encontro, Jair Oliveira acompanhado de sua banda apresenta músicas e compartilha suas experiências profissionais passando por todas as etapas do processo de criação do álbum, da composição à mixagem, permitindo que o público presente penetre no universo da música e na carpintaria da produção de um disco, com informações tanto técnicas como de ordem criativa.
O repertório mescla samba e jazz temperados com soul e funk dos anos 70.
O projeto cultural tem como objetivo promover a capacitação profissional.
“Em tempos de interatividade e novas tecnologias que diminuem a distância entre o artista e seu público o projeto ‘Sambazz – Workshop Show’ oferece ao espectador a oportunidade de compreender a criação e a produção do som que está ouvindo”, explica Jair. “Falar sobre meu processo e minhas ideias musicais é extremamente divertido e esclarecedor para mim mesmo. Espero que todos consigam aproveitar com a mesma alegria e satisfação”, finaliza.
Serviço:
“Jair Oliveira, 30 Anos de Carreira”
Dia 12 de maio, quinta-feira, às 20h
Teatro Municipal de São Carlos – Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735 - Centro
Duração – 90 minutos
Capacidade – 400 lugares
Indicação de faixa etária - Livre
Entrada gratuita
Retirar vale-ingresso a partir do dia 30/04 no site
www.dcolor.art.br/ingressos
Produção: D’Color Produções Culturais - Tel. (19) 3256.4500
www.dcolor.art.br
Os vale-ingressos deverão ser trocados por ingressos a partir das 18h, no dia do evento, na bilheteria do local.
“Sambazz: Workshop Show”
Dia 12 de maio, quinta-feira, às 16h
No Auditório "Fernão Stella Rodrigues Germano", do Instituto de Ciências Matemática e Computação - ICMC-USP
Av. Trabalhador Saocarlense, 400 - São Carlos - SP.
Capacidade – 200 lugares
Duração – 90 minutos
Grátis