A avaliação de desempenho de sistemas computacionais em aplicações críticas, no campo de sistemas operacionais embarcados e de tempo-real são algumas das principais linhas de pesquisa do Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LaSDPC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.
Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), o LaSDPC atua na continuidade das pesquisas relacionadas ao escopo do INCT-SEC. O Prof. Dr. Francisco José Monaco, um dos integrantes do laboratório, explica que “o programa de treinamento e capacitação profissional em desenvolvimento de sistemas operacionais de tempo-real para aplicações embarcadas e críticas, apresentado em um congresso internacional, está sendo formatado para disponibilização na linha de produção de material educacional do Instituto”.
O LaSDPC participa do INCT-SEC desde a elaboração da proposta que deu origem ao Instituto e tem atuado nos segmentos de pesquisa e formação de pessoal primariamente no escopo do Grupo de Trabalho 4 (GT4), em Tecnologias Integradoras.
Além do professor Monaco, integram o LaSDPC no âmbito do INCT-SEC os doutorandos Renê de Souza Pinto, Lourenço Alves Pereira Júnior, Edwin Luis Choquehuanca Mamani; os mestrandos Bruno Kim Medeiros, Helder Jefferson Ferreira da Luz; além do colaborador ativo Doutor Pedro Northon Nobile, que foi pós-doutorando do ICMC e atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Apoio
De acordo com Monaco, a participação na rede de pesquisa e o suporte financeiro do INCT-SEC ampliaram as oportunidades de cooperação, facilitaram o andamento das pesquisas e o desenvolvimento de soluções estratégicas de interesse nacional. "Todos esses fatores têm contribuído para o aprimoramento da qualidade dos trabalhos. Como resultados também foram desenvolvidos artefatos de software para aferição de desempenho de sistemas operacionais embarcados, abordagens para confiabilidade e desempenho na integração de sistemas embarcados à aplicações distribuídas e em nuvem", afirma. O último tema resultou em um livro produzido em conjunto com parceiros internacionais.
No âmbito do INCT-SEC, o LaSDPC colabora principalmente com o Laboratório de Sistemas Embarcados e Evolutivos do ICMC-USP. Internacionalmente, o Grupo de Informática, Sistêmica e Controle, da Universidade de Roma, é um parceiro relevante.
Por Assessoria de Comunicação do INCT-SEC