deplorável que isto tenha acontecido. de certa forma demonstra a pouca importância que a tam, ao longo do tempo, passou a dedicar a seus clientes e mesmo aos admiradores do museu. não resta dúvida que foi uma iniciativa de peso a criação do museu, principalmente porque ocorreu após a morte de rolim amaro. rolim foi uma figura controversa, empresário de sucesso e grande "marqueteiro". era sem dúvida, o principal propagandista da tam e a transformou na maior empresa aérea do país. mas vacilou e pecou no atendimento às famílias dos vitimados nos inúmeros acidentes com aviões da tam. graves acidentes que ceifaram a vida de inúmeros brasileiros. num primeiro momento rolim declarou que garantiria as indenizações, no entanto, a tam passou a protelar as decisões dos processos mediante incontáveis recursos. ficou com sua imagem prejudicada. rolim morreu sem que uma solução decente tivesse acontecido. com o tempo, com a concorrência e com a crise econômica, já não é mais a empresa que se dizia modelo. e neste ano fechou o museu aberto há 10 anos, no centro de uma das regiões mais ricas do país, sinal de que a crise não está para brincadeira. curta vida para um empreendimento tão importante e que deveria ter recebido atenção não só da tam, mas de administradores públicos. faltou, evidentementem negociações com o setor público (governo federal, estadual e prefeitura de são carlos), mas faltou, principalmente, consideração com aqueles que admiravam o museu. mais um ponto falho da tam.não poderíamos nós, os admiradores do museu, termos sido alertados sobre o fechamento e chamados a colaborar ou a ajudar na busca de alternativas de solução? fico imaginando aquela valiosa coleção de aeronaves, guardada, fechada num imenso e custoso espaço, sem finalidade alguma. é um quadro não só desolador, mas patético. |