O Museu TAM, realização do sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro, reabre suas portas para o público no domingo, dia 13/06/2010. Em 1993, preocupados em preservar para as futuras gerações a história da aviação, os dois comandantes tiveram a ideia de criar o Museu Asas de um Sonho - hoje chamado Museu TAM.
"Queríamos criar um lugar que inspirasse o público, um lugar de descobertas, de encantamento, de reflexão, de conhecimento e de experiência. Apaixonados por aviação, desejávamos compartilhar esse sentimento com outras pessoas", explica o comandante João Amaro, que hoje preside o Museu TAM.
O sonho dos irmãos levou pouco mais de uma década para ser concretizado. O museu, que conta a história da aviação, homenageando seus criadores, construtores, mecânicos, heróis e pilotos, foi aberto ao público em novembro de 2006 com o objetivo de preservar a memória da aviação por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental.
Gerido pela EDUCTAM - Educação, Assistência e Cultura, associação sem fins lucrativos fundada pela TAM em 1993, o museu conta com o benefício da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, criada pelo Ministério da Cultura para incentivar projetos culturais e artísticos.
Reforma
Localizado na área rural de São Carlos, município a 250 km da capital paulista, o Museu TAM, que já era considerado um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa aérea na América Latina, foi fechado para o público em 29 de junho de 2008 para a reforma que ampliou sua área útil de 9,5 mil m² para mais de 22 mil m².
O projeto teve como principal objetivo tornar interativo o Museu TAM, com diferentes formas de conteúdo para todas as idades, além de melhorar a infraestrutura, oferecendo maior conforto aos visitantes. A concepção das instalações originais, que pertenciam a uma antiga fábrica de tratores, foi preservada, mas o Museu TAM ganhou novos espaços, entre os quais auditório (palestras, conferências e eventos culturais), área de acolhimento, lanchonete, toaletes mais modernos, área de turbinas (onde se explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos), espaço moda (que mostra a evolução dos uniformes de companhias aéreas do mundo todo) e o espaço Rolim (que conta a história e a trajetória da companhia e de seu fundador).
Surpreender os visitantes com a valorização dos ambientes de exposição, porém, é o objetivo maior da reforma. Os mais atuais recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Audioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como o videoguides para deficientes auditivos estão disponíveis.
No acervo, muito maior do que jamais foi, algumas das peças são exibidas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam, inserindo o visitante no contexto histórico de cada uma delas. Os visitantes podem experimentar também dois simuladores de voo F-18.
Acervo
O Museu TAM conta com 96 aeronaves históricas em seu acervo, sendo que 72 estão expostas. Entre os destaques da exposição estão o hidroavião Jahu; o Lockheed L-049 Constellation da Pan Air do Brasil, primeiro a fazer viagens intercontinentais; e o caça alemão Messerschmitt BF 109 G-4 Trop, usado na Segunda Guerra Mundial; além de réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, construídos por Santos Dumont. Quase metade das aeronaves expostas estão em condições de voo.
Outros destaques são três aeronaves muito importantes na trajetória da TAM: um Bandeirante (Embraer EMB 110) que voou na frota da companhia na década de 70 até o início da década de 90 e tem cada um de seus lados pintado com o design de cada época; um Fokker F-100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker F-27 da TAM.
Site do Museu
O Museu TAM também está acessível via internet. No endereço www.museutam.com.br, amantes da aviação podem se inteirar das últimas novidades sobre ele e encontrar imagens e vídeos relacionados à história do lugar e às aeronaves do acervo.
Endereço:
Está localizado em São Carlos, a 250 km de São Paulo. Fica no Distrito de Água Vermelha, no km 249,5 da rodovia SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto. Telefone: (16) 3306-2020.
Coordenadas (para quem quiser ir de avião):
Latitude 21º 52" 35" " S e Longitude 047º 54" 12" " W
Internet: www.museutam.com.br
Horário de funcionamento:
quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Ingressos:
R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes. Idosos a partir de 60 anos e crianças até 6 anos não pagam.
Estacionamento gratuito.
Simulador:
R$ 20 por 15 minutos de aula e 15 minutos de uso do aparelho (dias úteis). Nos fins de semana e feriados, R$ 30.