Amsterdã está colorida de laranja e pronta para receber uma invasão de torcedores neste domingo para assistir à final da Copa do Mundo entre Holanda e Espanha. O ponto de encontro dos torcedores holandeses é a Museumplein, ou a Praça dos Museus, área onde estão algumas das principais atrações da cidade, como o Museu Van Gogh.
Neste sábado, os telões estavam sendo recolocados para que ninguém perca um detalhe da partida. Na semifinal contra o Uruguai, 80 mil pessoas tomaram a Museumplein. Fala-se em pelo menos o dobro de torcedores neste domingo.
- Nós nunca vimos nada parecido. É até difícil saber como as pessoas vão reagir se a Holanda vencer. Acho que a cidade vai virar uma loucura - disse o taxista Jan.
Bar promete cerveja de graça para cada gol holandês (Foto: Rafael Maranhão/Globoesporte.com)
Para quem não gosta de muito tumulto, não vão faltar opções de lugares para assistir à final. Na movimentada praça Leidseplein, um bar promete uma rodada de cerveja de graça para cada gol da seleção holandesa.
A cor da moda, mais do que nunca, é o laranja da camisa da seleção, inspirada na cor da Casa Real da Holanda. Elas estão à venda em todas as partes, com em uma barraquinha dentro do Aeroporto de Amsterdã. Em uma rua do centro da cidade, torcedores e turistas faziam fila para comprar uma camisa com os dizeres "Finale: Holanda x Espanha", ao preço de 15 euros (R$ 33).
- Nós já perdemos a conta de quantas camisas vendemos. É um sucesso - disse o vendedor, pedindo licença para atender a mais um cliente.
Camisa alusiva à final é sucesso de vendas em Amsterdã (Foto: Rafael Maranhão/Globoesporte.com)
A única ameaça à festa em Amsterdã, além de uma vitória espanhola neste domingo, é a previsão do tempo. No início da noite deste sábado, uma tempestade de verão, com relâmpagos e trovões, fez muita gente abandonar os bares e parques em busca de refúgio. Mas a meteorologia garante que a chuva vai embora no início da tarde deste domingo e não irá afastar a torcida laranja da Museumplein.