Depois de muita preparação, muitos treinos, dietas e competições desde o inicio do ano as judocas Maria Aparecida Maia e Ana Paula Silva Rossi da Fábrica de Campeões / SMEL conquistaram um lugar no pódio da principal competição de Judô máster do Mundo, o Mundial de Veteranos, que esse ano aconteceu no México, na cidade de Cancun. Competição essa de atletas acima de 30 anos, que em sua grande maioria são professores conceituados e experientes.
Maria que é da categoria F4 até 57kg, lutou com atletas do Brasil, Roménia, Alemanha e terminou com a prata, ficando atrás apenas da atleta da França, Paula que é da categoria F2 meio pesado, lutou com atletas da Rússia, Brasil e França, terminando com o bronze da sua categoria.
Maria e Paula são exemplos de garra e superação para as jovens atletas do município de São Carlos que pensam em seguir carreira no esporte. Pois em meio a tantas tarefas, Paula sendo mãe, dona de salão de beleza, esposa, Maria sendo professora edona de casa, ainda encontram tempo para treinar e superar seus limites, mostrando que não existe desculpa para não correr atrás dos seus sonhos. A dupla teve uma recepção calorosa de toda equipe da Fábrica de Campeões e principalmente dos pequenos judocas do Projeto de Judô da Prefeitura, que estavam curiosos e cobriram as duas com perguntas sobre a competição e a viagem, maravilhados com as medalhas.
As medalhas do Mundial são apenas mais uma das dezenas que a dupla já têm e que ainda pretendem conquistar, pois já traçaram as metas para o ano que vêm, onde pretendem buscar os títulos no campeonato paulista, brasileiro, sul-americano, pan-americano e do Mundial de 2019 que acontecerá no Marrocos, junto a toda equipe que treina para as demais competições. Importante ressaltar que as duas atletas e os cerca de 150 alunos do Projeto de Judô da Prefeitura de São Carlos recebem o suporte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Município, de onde os Professores Sebá e Maria são técnicos e orientados pelo Secretário de Esportes Edson Ferraz que não mede esforços para incentivar o crescimento da modalidade no município, tanto em volume, como em qualidade.