O golfe estreou em Paris 1900, mas só permaneceu no programa Olímpico até St Louis 1904. Das quatro medalhas de ouro da modalidade, três são dos Estados Unidos e uma do Canadá.
A lista de atletas que virão ao Rio de Janeiro disputar as Olimpíadas ainda não foi fechada. A expectativa é de que 120 golfistas disputem as medalhas, sendo 60 no masculino e 60 no feminino. O irlandês Rory McIlroy – duas vezes número um do ranking mundial antes dos 25 anos de idade – deve chegar por aqui com o status de favorito ao ouro Olímpico em 2016.
O icônico Tiger Woods declarou que pretende disputar os jogos do Rio, mas sua classificação no ranking por enquanto o mantém fora de uma possível lista. Para as Olimpíadas, os 15 primeiros do ranking estariam classificados – e já figuram 7 norte-americanos nele.
Entretanto, muitos atletas de projeção mundial estão desprezando a competição. Campeão do Masters de Golfe de 2013 e 11º do ranking mundial (portanto, automaticamente classificado), o australiano Adam Scott descrevu as Olimpíadas como uma “competição de exibição”, já que não vale prêmio em dinheiro e teria o “inconveniente” de acontecer no meio da temporada principal mundial.
Em novembro, foi inaugurado o campo de golfe dos Jogos Rio 2016, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, construído especialmente para a ocasião – decisão que foi polêmica, já que a cidade já conta com dois outros campos, mas que não eram adequados aos padrões olímpicos.
Depois de sediar as provas nos Jogos de 2016, o campo olímpico se tornará um público por 20 anos, administrado pela Confederação Brasileira de Golfe. Qualquer pessoa poderá utilizar o espaço, sem precisar ser sócio ou convidado. O campo custou R$ 60 milhões bancados exclusivamente pela iniciativa privada. Tem 970 mil metros quadrados. A grama tem que ser aparada três ou quatro vezes ao dia e regada a cada 48 horas. O campo conta com um lago artificial.
Damha Golf Club - São Carlos, SP - Brasil
Telefone do Clube: (16) 2106-6053
Informações em São Paulo: (11) 2171-9743
Email: golf@damha.com.br