Ao som de uma emocionante valsa com o grupo de mulheres do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (Gaicam), a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, encerrou na noite de quinta-feira (30), no Centro do Professorado Paulista (CPP), o Campanha “Outubro Rosa 2014”.
Com o objetivo de alertar a população feminina sobre o câncer de mama, a campanha teve abertura oficial no dia 1º e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) e da ONG Orienta a Vida. Durante todo o mês, foram realizadas palestras de saúde e nutrição, atividades físicas, facilitação de exames de mamografia e a 2ª Caminhada “Pense Rosa”, que reuniu aproximadamente 2.500 pessoas.
Prestigiando o baile de encerramento, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani e do vice-prefeito e secretários Municipal de Agricultura Cláudio Di Salvo e sua esposa Semirames Di Salvo, juntamente com secretários municipais e os vereadores Rodson Magno e Cidinha do Oncológico, dançaram com as mulheres do Gaicam.
“É muito bom ver essas mulheres que vencerem o câncer e hoje dão uma lição de vida, isso é muito importante dentro da campanha. A cada ano que passa o “Outubro Rosa” ganha mais força nas ações preventivas e atividades e um exemplo disso foi o sucesso na realização de exames de mamografia e a caminhada Pense Rosa que, pelo segundo ano consecutivo, bateu o recorde de público”, disse a primeira dama.
O baile também contou o apoio do CPP que doou espaço, de empresas e pessoas que contribuíram com os vestidos de festas, banda, salgados entre outros. Na ocasião, o prefeito Altomani agradeceu o apoio e elogiou a campanha e o evento. “Quero parabenizar a minha esposa e todos os envolvidos neste trabalho que se multiplica na cidade. Quanto mais alertamos na prevenção do câncer, com mais força ele é vencido proporcionando uma vida mais saudável”.
Membro do Gaicam, a aposentada Sonia Regina Franzin, teve câncer de mama e superou a doença. Emocionada, ela falou da luta e empenho do grupo no alerta a doença. “O Gaicam renova sua força a cada campanha Outubro Rosa. É a oportunidade que temos de ampliar ainda mais o acolhimento e oferecer a nossa força, em um momento tão difícil na vida da paciente que descobre a doença ou passa pelo tratamento do câncer”.