Levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), através de seu Núcleo de Economia, aponta um aumento de 7% nas vendas do Dia das Crianças em 2018. Já nas vendas no mês de outubro, se comparado com os meses anteriores de 2018, mostra um aumento de 10% nas vendas.
Com os resultados positivos, os lojistas da cidade estão investindo mais nos produtos que irão ofertar.
"Para esta data comemorativa, os presentes mais buscados são brinquedos, roupas e calçados infantis, e também eletrônicos, como celulares, tablets e videogames. O valor do ticket médio será em torno de R$ 80,00 e R$ 120,00. E esperamos que todo o comércio seja movimentado nos próximos dias, afinal os pais também gostam de promoções, e por isso orientamos que os lojistas aproveitem a data para ofertar seus produtos", destaca o José Fernando Domingues, presidente da ACISC.
Horário Especial
Para ajudar nas vendas, a ACISC está fazendo uma campanha de divulgação do horário especial do comércio junto às rádios, sites, jornais e imprensa local.
"Nos dois primeiros sábados, dias 6 e 13, as lojas ficarão abertas das 9h às 17h. E na quinta-feira, 11 de outubro, das 9h às 22h. Estamos divulgando o horário nas rádios da cidade e também para a imprensa, além de todos os canais de comunicação da ACISC", disse o presidente.
Expectativa positiva
Segundo a ACISC, a expectativa positiva de aumento considerável nas vendas se forma a partir de alguns dos indicadores a seguir: Emprego Formal (1,00%), Recuperação do crédito (4,20%) e Registro de Inadimplentes (-0,90%). Em relação ao emprego formal, houve aumento de 704 pessoas a mais no mercado de trabalho em comparação com o mesmo período de 2017.
Na medida em que mais pessoas são contratadas do que demitidas, principalmente com carteira assinada, elas obtêm de mais renda disponível para realizar gastos no comércio da cidade. Esse dado também representa que os negócios locais estão demonstrando resultados positivos, a ponto de contratarem mais mão de obra em caráter formal.
Em São Carlos-SP, a recuperação de crédito aumentou 4,20% no acumulado em 12 meses, isso indica que cada vez mais os consumidores estão quitando suas dívidas e consequentemente a queda no registro de inadimplentes, como demonstrado, houve queda de 0,90%. Esses resultados, junto com a taxa de juros contínua pelo BACEN e inflação controlada tendem a favorecer as vendas na data comemorativa, visto que são fatores que melhoram o consumo.