A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos (APAE) vai receber recursos no valor de R$300 mil destinados pela senadora Mara Gabrilli, por solicitação do vereador Ubirajara Teixeira (Bira). Os recursos serão aplicados no tratamento multidisciplinar de saúde (psicológico, fisioterapêutico, médico, fonoaudiólogo), beneficiando mais de 160 pessoas com deficiências múltiplas.
Os recursos serão repassados a APAE através de um termo de parceria firmado com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Atualmente a APAE São Carlos atende 950 pessoas, destas 600 com frequência diária, 350 com atendimento específico na área de saúde e serviços de educação, saúde e assistência social.
A APAE atende usuários desde bebê, com estimulação precoce, até 70 anos. O usuário só sai quando a família entende ser o melhor momento, sem desligamento pela instituição. Oferece trabalhos com equipes multidisciplinares na vertente Educação com a Escola Rotary de Educação Especial, atendendo alunos do ensino fundamental fases 1 e 2 de forma regulamentada, serviço de assistência social pelo Centro Dia que hoje atende o público com mais de 30 anos que sai da escolaridade e fica na APAE, atendimentos em saúde com avaliação e diagnóstico, laudo, demanda espontânea, atendimentos psicológicos, fonoaudiólogo, terapia com autistas, atendimento médico psiquiatra, neuropediatra, uma amplitude de atendimentos das escolas municipais e estaduais.
Cristina Schiabel, gerente administrativa da APAE, explicou que o recurso será utilizado no tratamento do público que apresenta gravidade acentuada com deficiência intelectual, acamados, com paralisia cerebral, com sonda, ou seja, que requer atendimento específico com alto custo, beneficiando diretamente mais de 160 pessoas.
“Quero agradecer a senadora Mara Gabrilli, ao vereador Bira pela conquista e a secretária. A Prefeitura é parceira da APAE nos atendimentos desse público. O recurso chega em momento importante porque vai permitir ampliarmos esse atendimento, oferecendo mais qualidade e benefícios aos usuários”, comemorou.
A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, ressaltou que pela parceria será possível atender diversas pessoas com deficiência e alguns casos de atendimento psicoterápico, psicológico que serão referenciados a APAE.
“Quero agradecer a senadora Mara Gabrilli e também ao vereador Bira pela conquista dos recursos e ao prefeito Airton Garcia que sempre nos dá autonomia para que possamos desenvolver o melhor trabalho possível. Serão atendidas mais de 160 crianças entre usuários que precisam de atendimento especial e também mais de 130 pessoas acima de 30 anos no sistema Centro Dia. A APAE fez um plano de trabalho para oferecer o atendimento aos seus usuários e também aos que serão referenciados pela nossa Secretaria que precisam de atendimentos fisioterápicos e psicoterapêutico”, finalizou a secretária.
O vereador Ubirajara Teixeira (Bira) explicou que a conquista dos recursos pelo seu mandato ocorreu em novembro de 2022. “Estive em Brasília junto com a senadora Mara Gabrilli e solicitei emenda parlamentar para ajudar pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e agora colhemos esse fruto com a chegada do recurso que destinamos, via Prefeitura, para a APAE. Estamos felizes por saber que mais de 160 pessoas serão assistidas, através do trabalho humanizado, carinhoso e com muita dedicação e amor realizado pela APAE”, disse Bira.