Entre os dias 2 de agosto e 27 de setembro, sempre às terças-feiras, serão realizados os encontros da Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) intitulada "Memórias femininas, territórios, lutas e solidão: Conexões Brasil e América Latina".
De acordo com a professora Lourdes de Fátima Bezerra Carril, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, e responsável pela atividade, "a América Latina se constitui de forma fragmentada, provocando a invisibilidade e o distanciamento das lutas empreendidas nesse tempo-espaço. A ocultação da produção intelectual, política, bem como popular e cultural feminina, em todas as instâncias da vida, é resultado das assimetrias e opressões sociais. Ao passo que se aprofundam as ofensivas neoliberais aos corpos dissidentes, emergem resistências em diferentes esferas da vida".
Diante desse contexto, a Aciepe se propõe a atravessar os saberes e as práticas elaboradas pelas mulheres e sobre a categoria "mulher" ao longo do tempo, analisando a produção da memória e identidade feminina latino-americana. "Nesse sentido, buscaremos produzir concepções de um outro mundo pela análise, reflexão e confronto com o velho mundo, almejando a construção de um projeto político horizontal para uma nova sociedade", destaca a professora.
Os encontros serão virtuais, das 17 às 19 horas, com transmissão pelo canal no YouTube do Grupo de Pesquisa Evamariô. As atividades são abertas a todas as pessoas interessadas pela temática e há 100 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas neste formulário online. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail gp.evamario@gmail.com.