Juntos pela internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes. O prefeito Paulo Altomani e o Deputado Federal Newton Lima, fecharam questão e vão apresentar ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, a proposta de São Carlos, que já conta com a aprovação dos setores industrial e comercial do município, assim como o aval do governador do Estado Geral Alckmin e do próprio DAESP.
No encontro desta segunda-feira, Altomani e Newton Lima, reafirmaram o compromisso de lutarem juntos e argumentaram, sobre a importância e a necessidade da internacionalização, que vai proporcionar emprego e renda para São Carlos e região. Durante coletiva para a Imprensa, no Paço Municipal, os dois confirmaram agenda marcada com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, no próximo dia 29, para conversarem efetivamente sobre a certificação do Aeroporto de São Carlos.
Altomani destacou a discussão sobre a internacionalização começou há tempos e o vereador Freire foi um dos pioneiros no assunto. “Esperamos uma resposta positiva do ministro, pois a questão é séria e envolve uma grande quantidade de situações. Hoje o aeroporto fica por conta da TAM e se conseguirmos sensibilizar o ministro, daremos mais vida e rentabilidade para o local”, disse ele.
Com a internacionalização, o aeroporto passa a oferecer para a cidade a criação de mais de mil empregos diretos, fomentando o desenvolvimento de São Carlos criando oportunidades logísticas crescendo a oportunidade de importação e exportação.
A argumentação da Receita Federal é que o Aeroporto Mário Pereira Lopes, atualmente, tem um movimento em torno 2,5% à 5%, sendo que esta movimentação de exportação não viabiliza a internacionalização do Aeroporto mais Altomani, o Deputado Newton Lima entre os demais presentes na reunião, como também o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Paulo Skaff, tem a certeza que uma vez oferecido o serviço, novas empresas virão para São Carlos aumentando o comércio internacional.
“Gostaria de agradecer a vinda do deputado Newton Lima, dos nossos secretários e dos vereadores e ressaltar a disponibilidade do deputado em unir forças conosco, pelo bem do município. No dia 29 estaremos em Brasília entregando essa carta do governador Alckmin e torcendo pelo sim do Ministro Guido Mantega, pois São Carlos merece esse presente."
Newton Lima, por sua vez, afirmou que fez questão de atender o convite do prefeito Altomani, reafirmando que está à disposição para ajudar. “Vim para São Carlos a fim de estreitar laços e lutar junto com o prefeito pela internacionalização do aeroporto. Já definimos a data da reunião, e vamos mostrar os benefícios que a medida pode trazer para a região, buscando o melhor para a população de São Carlos” disse o deputado.
O vereador Equimarcilias de Souza Freire, durante anos tem apresentado seu projeto para a internacionalização do aeroporto e nesta administração foi atendido. Ele acredita desta união de forças vai sair a conclusão e a efetivação do processo. “Posso dizer com muita alegria que antes de tudo estou feliz com a união de forças para um único assunto, no intuito de oferecer para a população de São Carlos muitos benefícios, principalmente com a criação de empregos e levando o nome de nossa cidade para o mundo” comenta o vereador.
Também durante o encontro, foi anunciado um acordo com a empresa Tapetes São Carlos para a realização da desapropriação amigável para interligar a rotatória da Educativa até o Parque Sabará, obtendo uma pista dupla, com ciclovia, uma obra que custará aproximadamente R$ 3 milhões, dos quais o Deputado Newton Lima a trabalhar com uma emenda parlamentar e mais a prorrogação da Avenida Trabalhador São Carlense, sendo R$1 bilhão de reais que vai interligar a nossa rodoviária com o bairro Tijuco Preto. “O deputado está anunciando ainda outras três emendas parlamentares destinadas à Igreja São Nicolau, Igreja do Santo Antônio, na Vila Prado e a nossa Catedral” disse Altomani.
Também participaram do encontro o assessor do Deputado Newton Lima, João Muller, os secretários Júlio Soldado (Governo) e Júlio César Pereira, (Gestão e Planejamento), Luciano Arantes (Comunicação), os vereadores Ronaldo Lopes, Roselei Fransoço, Lineu Navarro, Freire e o líder de governo na Câmara Municipal de São Carlos, Lucão Fernandes.