No dia 8 de novembro, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira tiveram a oportunidade de conhecer mais tecnicamente sobre a "recepção, preparo da cana-de-açúcar e extração do caldo", algumas das etapas determinantes das usinas produtoras de açúcar, etanol e co-geração de eletricidade e que envolvem conhecimentos de logística, mecanização, operações unitárias e controle de processos.
Com o anfiteatro lotado, os alunos puderam acompanhar a grande experiência de mais de 30 anos no setor sucroenergético do palestrante Dr. Antonio Viesser, gerente industrial da Usina Santa Cândida Açúcar e Álcool Ltda. do Grupo Tonon Bioenergia, que mostrou todas as etapas, desde a colheita manual ou mecanizada da cana-de-açúcar e o seu transporte até a usina, sondas de amostragem, hillo, mesas alimentadoras, sistemas de limpeza da matéria prima, esteira, picadores, desfibradores, Chute-Donnelly, funcionamento detalhado dos ternos de moendas, métodos de aplicação de água e caldo, etc.
Em todas as etapas, o Dr. Viesser esclarecia sobre o funcionamento, as vantagens e desvantagens dos processos e dos equipamentos, características desejáveis, eficiência, controles, etc., de uma forma muito didática, para que os alunos pudessem aproveitar ao máximo suas informações.
Situada em Bocaina, a Usina Santa Cândida está no setor sucroalcooleiro há mais de 40 anos e vem investindo constantemente nos avanços tecnológicos para garantir a produção com sustentabilidade. Muitos de nossos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira já tiveram a oportunidade de realizar seu estágio curricular obrigatório nessa unidade produtora, tendo em vista a parceria estabelecida entre o Grupo Tonon Bioenergia e a UNICEP.
Por Prof. Dr. Luís Roberto Paschoal, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da UNICEP