Dois alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, estão entre os vencedores do 1º Hackathon USP Cidades: desafios urbanos em Firefox OS, que aconteceu de 9 a 10 de novembro na cidade de São Paulo. São eles: Bruno Henrique Pereira de Lemos, que cursa Ciências de Computação, e Mauricio Cucolo Giordano, aluno de Engenharia de Computação, curso oferecido em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). A dupla ficou em 3° lugar na disputa.
Organizado pela USP Cidades em parceria com a Telefonica Vivo, com apoio da Oracle, Pepsico e diversos órgãos públicos estaduais e municipais, o evento consistiu em uma maratona de programação com enfoque nas questões urbanas e na vida nas cidades. A partir de dados públicos e oficiais apresentados, os participantes puderam desenvolver aplicativos, explorando as possíveis contribuições da tecnologia para a experiência urbana.
A ideia do evento surgiu a partir da constatação de que várias cidades atualmente não utilizam todo o potencial dos seus bancos de dados. Apesar de acumularem muitas informações relevantes, elas são armazenadas de forma isolada e distante da população, dificultando sua interpretação e aproveitamento por estudiosos, especialistas e interessados. Esses dados têm potencial de originar soluções importantes para as cidades, por meio da identificação de informações ocultas, realização de novas leituras sobre dados preexistentes, interpretação facilitada para leigos e cidadãos comuns, além de poderem auxiliar as ações do poder público e de planejadores.
A solução criada pela dupla do ICMC facilita o acompanhamento da evolução do desempenho do governo brasileiro pelos cidadãos, comparando quais áreas evoluíram, quais pioraram e quais partidos e localidades ofereceram maiores resultados para o país. Lemos e Giordano perceberam que havia uma desorganização e uma falta de padrão nos dados fornecidos e resolveram fazer uma proposta para que se resolvesse essa questão.
“Criamos uma Interface de Programação de Aplicativos (API) que padroniza a forma com que os dados são catalogados, exibindo os valores ao desenvolvedor em um formato que certamente aumentará o número de interessados em criar soluções utilizando esses dados. Inclusive, a ideia foi muito elogiada em uma discussão durante a apresentação final para os jurados e participantes”, disse Lemos.
Os alunos receberam como prêmios acesso ao laboratório da Oracle com suporte profissional, convite para iniciação científica, convite para palestrarem na Campus Party 2014, além de um celular FirefoxOS.
Texto: Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Divulgação