Estudantes ocuparam a Etec Paulino Botelho, em São Carlos (SP), no início da manhã desta segunda-feira (23), em protesto por melhores condições na estrutura do prédio, retorno de projetos sociais da instituição e transparência na administração dos recursos. Além disso, os manifestantes pedem a instauração da CPI da Merenda.
A ocupação teve início por volta das 5h, quando os jovens fecharam as entradas e ocuparam as salas de aula, liberando o acesso ao prédio somente para outros estudantes. Em uma página no Facebook, os organizadores afirmam que não irão usar o estoque de comida do prédio e pedem doações.
“Nós pedimos a cobertura da quadra de esportes, adaptações para acessibilidade no prédio, novos aparelhos para os cursos porque os nossos estão horríveis e, na maioria das vezes, não conseguimos usar, novos ventiladores porque esses estão quase caindo e novas impressoras”, afirmou um manifestante que preferiu não se identificar.
Além disso, eles também pedem o retorno dos projetos de debate na instituição, a transparência nos gastos da escola e a investigação do esquema de fraude na merenda.
Não foi divulgado o número de manifestantes que estão no local, mas a organização afirmou que há estudantes do período da manhã, da tarde e da noite. As aulas dos três períodos foram suspensas e os jovens dizem que não há previsão de saída do prédio.
Negociação
Segundo os organizadores, a diretora da escola esteve no local para tentar um acordo, mas os alunos disseram que só vão deixar o prédio quando todas as reivindicações forem atendidas. "Não recebemos nenhuma proposta que atende os nossos pedidos, então, enquanto nossos tópidos não forem resolvidos, não vamos sair de onde estamos", concluiu.