O professor Carlos Vainer é economista e sociólogo de formação, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social/Université de Paris I Panthéon/Sorbonne e Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, coordena o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e o Curso de Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Participou como pesquisador e coordenador de vários projetos, programas e organismos.
Dirigiu o Pôle d´Excellence Métropoles, Inégalités et Planification Démocratique (Agence Universitaire de la Francophonie 2007/2012). Integrou o Dams and Development Fórum/UNEP e a Comissão Especial sobre Violações dos Direitos Humanos Decorrentes da Implementação de Barragens, criada pela Resolução 26/2006 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Lidera o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Sócio-Ambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual.
Tem desenvolvido e orientado pesquisas nas seguintes áreas: desenvolvimento regional e urbano, políticas urbanas, metodologias e modelos de planejamento, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos sociais resultantes da implantação de grandes projetos, conflitos sociais urbanos, movimentos sociais urbanos, globalização e movimentos sociais comparados.
A preocupação com o megaeventos, como visto, integra as suas preocupações. Particularmente em relação ao impacto dos mesmos na cidade do Rio de Janeiro, que abrigará alguns jogos da COPA de 2014, sobretudo a final, e as Olimpíadas de 2016, para o professor Vainer: "percebe-se que esses [os grandes eventos] estão pautando excessivamente, e de forma distorcida, as mudanças urbanas do Rio de Janeiro: em vez de Copa do Mundo e Olimpíada ajudarem a cidade a alcançar um plano urbanístico válido por um longo prazo, a cidade é que está se adequando para acomodar os eventos esportivos. Em outras palavras, esse planejamento não está focado nos habitantes, o que nos permite dizer que a cidade está sendo vendida para outros interesses".
O evento será realizado a partir das 14 horas, no Anfiteatro Jorge Caron.
O Anfiteatro Jorge Caron da EESC fica no campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações:
Tel.: 3373-9311