O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos lança campanha para captar doação no pré-carnaval na tentativa de aumentar o estoque de bolsas sanguíneas. Nessa época do ano a demanda de bolsas sanguíneas cresce 10 % e o volume de doação baixa, aproximadamente, 15%, o que leva a uma ação para estimular a solidariedade do doador e a incentivar quem nunca colaborou a doar.
O Banco de Sangue da Santa Casa ampliou o horário de atendimento em dois dias nas semanas que antecipam o Carnaval. Portanto nas quartas-feiras 4 e 11 de fevereiro a captação de bolsas sanguíneas ocorrerá também das 17h30 às 19h30. Tradicionalmente, o Banco de Sangue está aberto das 7h30 ás 12 horas de segunda a sábado.
As doações à tarde são previamente agendadas pelo telefone 16 3509 1230.
Toda pessoa saudável com idade entre 16 e 67 anos e com mais de 50 quilos pode ser doadora. As pessoas entre 16 e 18 anos necessitam da presença dos pais ou responsável para efetivar a doação. Para doar sangue, a pessoa não deve ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação.
É importante ressaltar que o doador deve apresentar documento oficial de identidade com foto no ato da doação. Os documentos aceitos são: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe.
O Banco de Sangue de São Carlos atende a uma região de aproximadamente cinco municípios e uma população estimada em 390 mil habitantes. “Nós somos o único Banco de Sangue da cidade e atendemos os hospitais da região, além de órgão de saúde de São Carlos. O estoque baixo pode comprometer o atendimento a outras instituições de saúde”, relatou Cesar José Creste Martins da Costa, gerente do Banco de sangue da Santa Casa.
PARCERIA
A Santa Casa de São Carlos estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa.
As pessoas poderão estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.
Crédito – Hever Costa Lima/Divulgação