O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), voltou a defender a internacionalização do aeroporto do município durante o Seminário Internacional de Cidades Aeroportuárias, realizado nesta quarta-feira (6), em Guarulhos. O encontro reuniu especialistas e autoridades de vários países e contou com a participação de mais de 300 pessoas. A reunião marcou ainda a criação da Associação Latino-Americana de Municípios Aeroportuários (Alma). Veja a apresentação do prefeito abaixo.
Barba ressaltou que a participação em seminários dessa natureza contribui para entender os problemas enfrentados por outros municípios que já têm aeroportos internacionais, evitando incorrer nas mesmas dificuldades vividas hoje por essas cidades. “O aeroporto em São Carlos é estratégico até para desafogar outros aeroportos. Além disso, vai facilitar as operações de importação e exportação das empresas da região, principalmente as de base tecnológica e com alto valor agregado, e atrair novas empresas”, explicou.
A cidade de São Carlos dispõe de um aeroporto, que recebe apenas voos domésticos, dotado de uma oficina de manutenção de aeronaves da TAM no local. Segundo Barba, os aviões que operam rotas internacionais precisam pousar inicialmente em um aeroporto com escritório alfandegário e só depois de alguns dias têm permissão para prosseguir para manutenção na TAM. “Imagine o custo de um ou dois dias de uma aeronave parada”, questionou o prefeito. A internacionalização do terminal vai aumentar a competitividade da empresa brasileira, além de oferecer oportunidade de voos regionais.
O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, destacou o resultado positivo do encontro. “O seminário serviu para aprofundar ainda mais os temas comuns das cidades que abrigam aeroportos. Ao ouvir as experiências dos outros prefeitos, fica claro que os aeroportos precisam ter uma integração maior com as cidades”. O encontro contou com a participação de prefeitos das cidades de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
O encontro marcou ainda a criação da Associação Latino-Americana de Municípios Aeroportuários (Alma) e foi promovido pela Prefeitura de Guarulhos e pela Frente Nacional de Prefeitos.