A Câmara Municipal de São Carlos realizou nesta quarta-feira (27) no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene comemorativa ao Dia do Maçom, na qual foi entregue oficialmente o "Prêmio Jesuíno de Arruda" ao professor Clemente Sacco. A solenidade foi presidida pelo vereador Maurício Ortega (PSDB) e teve como orador oficial o vereador Walcinyr Bragatto (PV). A premiação, instituída pela Lei Municipal No. 14.145, faz referência ao co-fundador do município e da loja maçônica "Fé Esperança", no século XIX.
A trajetória da maçonaria no município foi enfatizada por Bragatto que em seu discurso destacou o empenho da ordem em oferecer sua parcela de contribuição para melhorar a vida da comunidade. “O verdadeiro papel da maçonaria é, acima de tudo, fazer história. Trabalhar desinteressadamente pelo bem-estar social, difundindo o progresso, a educação e a filantropia”, disse.
Entre os presentes à cerimônia estiveram Odair Paulo de Campos, chefe de Gabinete que representou o prefeito Paulo Altomani,o presidente da Associação dos Maçons de São Carlos; Marcos Rogério Zangotti; Carlos Alberto Caromano, representando o Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Mário Sérgio Nunes da Costa e a vereadora Laíde Simões, vice presidente da Câmara.
Clemente Sacco, diretor de escola aposentado, integra a maçonaria desde 1969 e está radicado em São Carlos desde 2006, filiado à ARLS “Harmonia de São Carlos” nº 2522, onde é membro regular e ativo colado no Grau 32. (Na foto, o professor Clemente Sacco, ao lado dos vereadores Maurício Ortega, Walcinyr Bragatto e Laíde Simões).