Com o objetivo de alertar para a importância do uso de preservativos e outras ações na prevenção e controle da transmissão do Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Atendimento a Infecções Crônicas e apoio do Ministério da Saúde (MS), intensifica as atividades de alerta durante período do Carnaval.
Entre as ações realizadas estão a distribuição de folders e preservativos nas Unidades de Saúde, o fornecimento de material educativo, entre outras concretizadas em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Linfu, DAMO), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Faber-Castell.
No dia 13, sexta feira, uma equipe do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, estará das 13h00 às 16h00 no terminal rodoviário com atividades voltadas para a população que chega à cidade ou irá sair de viagem. Como parte das ações, testes rápidos de HIV por meio de coleta de fluído oral são oferecidos gratuitamente, o exame é novidade e o resultado fica pronto em 15 minutos.
Dados do município mostram que no ano passado, 85 pessoas foram diagnosticadas com HIV. O mês com maior índice de confirmação de casos foi em dezembro, resultado das campanhas realizadas no município com a oferta dos testes rápidos. Por categoria de exposição de transmissão, 18.6% das pessoas que pegaram o vírus mantinham relações bissexuais; 47,1% heterossexuais; 25,7% eram homossexuais; e 2,9% eram usuários de droga injetável.
“Nas atividades preventivas e de testagem, identificamos que 90% da população não utiliza preservativo nas relações sexuais. Isso indica um alto índice de exposição à transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. Com o alerta, queremos que todos se protejam em especial no Carnaval”, ressaltou a importância das ações de prevenção e controle, a coordenadora do programa DST/AIDS, Isabella Gerin de Oliveira.