Câmara Municipal de São Carlos 5 de Dezembro de 2013
A vereadora Cidinha do Oncológico (SDD) protocolou, na Câmara Municipal, requerimento à Prefeitura solicitando a criação de um ambulatório público de obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica no município.
Segundo ela, em São Carlos e região há atualmente uma carência para quem procura qualquer tratamento da obesidade. A parlamentar explica que o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida vai além da estética, pois “evita complicações de várias doenças crônicas, reduzindo internações a médio e longo prazo, aumentando significativamente a quantidade e a qualidade de vida dos pacientes operados, gerando uma consequente e importante economia na saúde”.
Cidinha argumenta que o município, através da Santa Casa, já possui toda a estrutura hospitalar para atender à esta demanda cirúrgica. Também conta com uma grande equipe multidisciplinar, com universidades capazes de fornecer profissionais de todas as áreas envolvidas, como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e médicos. Ela também argumenta que o benefício da criação deste ambulatório não se limita aos pacientes que serão atendidos, mas à toda a população são-carlense.
“A cirurgia bariátrica do SUS, via governo federal, não onera os cofres da Santa Casa, ao contrário, aumenta consideravelmente a renda desta entidade, pois o governo federal destina verba especial para este procedimento, conforme a portaria 425 de 19 de março deste ano. Assim, a tabela do governo federal se iguala ou supera os melhores convênios hospitalares, tanto para verba hospitalar como para pagamento dos profissionais. Isto aumentará significativamente o número de empregos para mão de obra especializada, principalmente a dos técnicos e universitários”, afirmou a vereadora.
A vereadora espera que a Prefeitura, através de seus departamentos competentes, possa realizar ações que viabilizem a instalação desse ambulatório no município, trazendo um grande benefício aos pacientes que procuram este tipo de tratamento e também aos cidadãos são-carlenses. |