Por iniciativa do Centro do Professorado Paulista (CPP) e Câmara Municipal de São Carlos, pela Lei Municipal nº 13.211 de 2003, que substituiu a Lei 8.029 de 1979, de autoria do vereador Azuaite Martins de França, uma Sessão Solene é realizada todos os anos em comemoração ao Dia do Professor.
O evento tem como objetivo homenagear os professores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Educação por meio de seus magistérios.
Azuaite Martins de França, diretor executivo e regional do Centro do Professorado Paulista, conta que anualmente as escolas da região, das redes municipal, estadual e particular, de todos os níveis, exceto o universitário, apresentam ao CPP currículos de professores que estão na ativa e também daqueles que já se aposentaram. Esses currículos são submetidos à apreciação de uma comissão composta por aqueles que já foram professores do ano ou professores eméritos do ano. Essa comissão analisa currículo e escolhe o Professor do Ano e o Professor Emérito.
Este ano, quem recebe o título de Professora do Ano, com o troféu “Professor João Jorge Marmorato”, é a professora Natalícia Medrado Costa. O título de Professor Emérito do Ano de 2015, com o troféu “Professora Benedicta Stahl Sodré”, será oferecido ao professor Jamir Florisberto Dias Guillen (Prof. Ticão).
Na ocasião também haverá a entrega do Prêmio Palmiro Mennucci, que é de escolha do CPP. “Ele não se prende apenas à educação apenas na cidade de São Carlos, mas ele visa premiar pessoas que se notabilizaram pela relevante contribuição à educação nacional”, afirma Azuaite.
Palmiro Mennucci foi presidente do CPP e por mais de 60 anos trabalhou no Centro do Professorado Paulista. “Este ano o professor homenageado será Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque, Senador da República, Governador do Distrito Federal, Reitor da UNB, Ministro da Educação e Cidadão Honorário de São Carlos”.
Além desses três títulos, cinco professores receberão homenagens especiais:
Ledercy Gigante de Oliveira, Marilene Cunha Petroni, Paulo Edson Mazzei, Ulysses Ferreira Picolo e Vanda Biazi.