Com o intuito de preparar os empresários e respectivos funcionários para as vendas de final de ano, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) realizou nos dias 01 e 02, no Palácio do Comércio Miguel Damha, o Curso sobre Vitrinismo.
Ministrado por Ana Elisa Mucci, Designer de Moda, o evento abordou vários temas, como por exemplo, Arquitetura Promocional; Escolhas através dos Sentidos; Comunicação Visual; Tipos de Mensagem; Equilíbrio; Planos Visuais; Cores; Iluminação; Criatividade e Planejamento.
"Para que a vitrine atinja seu objetivo de atrair o consumidor e transmitir a mensagem correta, é necessário traçar um planejamento que anteceda a execução do trabalho. Esse processo envolve as seguintes etapas: conhecer o produto; traçar o perfil do público consumidor e do estabelecimento comercial; avaliar o espaço, o material e os expositores e também definir o tipo e o tema da vitrine, a característica do trabalho e a quantidade de produtos a serem expostos", enumerou.
Ana Mucci destacou ainda a importância da exposição de produtos sugestivos, como blusas que combinem com saias, camisetas com shorts e conjuntos, o que possibilita mais chance de vendas. "Procure evidenciar os detalhes mais importantes de cada produto: um bolso diferente, um bordado, um cordão, uma etiqueta, entre outros.
Crie sempre um ponto de atração, fazendo com que seus consumidores transitem até lá. Exponha a marca líder de cada tipo de produto bem à altura dos olhos do freguês, lembrando que a marca que você está querendo promover deve ficar à direita desta.
Por fim, é essencial empregar bem o merchandising e as promoções em sua loja: são fórmulas testadas e vencedoras para estimular as compras por impulso e tornar alegres e festivas as visitas de seus consumidores", concluiu a Design de Moda.