Prefeitura Municipal de São Carlos 22 de Outubro de 2013
Foi realizada na manhã desta terça-feira (22), uma demonstração do projeto CARINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma). Foi o primeiro teste de um veículo autônomo em vias públicas, na América Latina.
O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Carlos, e a demonstração aconteceu com autorização e apoio das secretarias municipais de Transporte e Trânsito e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos.
Acompanharam a demonstração do veículo terrestre não tripulado (VTNT), o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Celso Higashi e representantes da mídia local.
Durante o teste, o veículo percorreu a Avenida Comendador Alfredo Maffei (próxima ao SESC), escoltado pelos agentes de trânsito, que garantiram a segurança e a distância necessária de outros veículos que transitavam na mesma via.
De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador e professor Denis Wolf, os testes realizados seguem um protocolo para garantir a segurança e a principal finalidade do projeto é reduzir acidentes de trânsito. “Seguindo o protocolo, há sempre um motorista dentro do carro preparado para frear ou assumir o controle, caso haja problema nos sistemas computacionais. O CARINA é um carro comum, que foi adaptado, recebeu sensores que informam para o veículo o que está acontecendo ao seu redor e uma série de modificações mecânicas permite que o carro seja controlado por computador. Se há um obstáculo, alguma pessoa atravessando ou outro veículo parado à sua frente, os sensores enviam as informações aos computadores, fazendo com que o veículo pare, vire ou acelere”, destacou o pesquisador.
Denis Wolf informou também que “o projeto está em estágio de maturidade. Consegue andar nas ruas de maneira controlada, mas ainda tem muito para ser feito. Em breve, o carro deverá ser capaz de parar em uma faixa de pedestre ou dar preferência ao pedestre que quiser atravessar a rua. Nos próximos anos iremos trabalhar nessas funcionalidades, as pesquisas continuam. O apoio da Prefeitura Municipal é fundamental para a o avanço da pesquisa local e nacional, que é recente na área”, concluiu.
O projeto CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma) é desenvolvido pelo INCT-SEC através do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) com a colaboração do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LASI) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos (LSEC) do ICMC, todos da USP em São Carlos, e recebe o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). |