O Diário Oficial do Estado de São Paulo, publicado no dia 1.º de Abril, traz na página 1 o decreto de n.º 61.895, que cria na Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades de São Carlos (AME). O documento destaca no artigo 1º, que o ambulatório tem por finalidade a realização de atendimento assistencial na área de consultas ambulatoriais especializadas e a realização de exames de apoio diagnóstico a pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS/SP, no âmbito de sua área de abrangência.
A publicação assinada pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário da Saúde, David Uip, secretário-adjunto, respondendo pelo Expediente da Casa Civil, Fabrício Cobra Arbex e pelo secretário de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, reassalta, ainda, que a Secretaria da Saúde, por meio de suas unidades responsáveis, promoverá a adoção e a implementação das providências necessárias para a implantação dos serviços a serem prestados pelo Ambulatório Médico de Especialidades de São Carlos.
A expedição do documento ocorreu na mesma quinta-feira (31), ocasião em que o prefeito Paulo Altomani, acompanhado do secretário municipal de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira e do secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com governador Geraldo Alckmin para a assinatura de liberação do repasse de R$600 mil, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Lobbe Neto, que possibilitará a conclusão da instalação do sistema de ar condicionado dos dois prédios do AME, localizados na Vila Prado.
“Com o início de operação do AME, vamos ter o Poupatempo da saúde em São Carlos. Essa unidade fará toda a diferença no atendimento na área da saúde. Teremos um ambulatório de excelente qualidade e que com certeza vai desafogar os hospitais”, comemora Altomani.
Depois de pronto, o AME de São Carlos contará com 11 consultórios, 19 especialidades médicas com previsão de 5,3 mil consultas médicas ao mês, 300 consultas não médicas, 3,8 mil exames complementares e 110 cirurgias por mês. O Ambulatório também irá atender os pacientes dos municípios de Descalvado, Dourado, Ibaté e Ribeirão Bonito.