A Secretaria de Cidadania, por meio de sua Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, preparou atividades em comemoração ao Dia Municipal de Luta contra a Homofobia, conforme a Lei nº 14.785 e ao Dia Internacional.
Celebrado no dia 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia marca a exclusão da homossexualidade da classificação de doenças, ou problemas relacionados à saúde, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estipulada em 17 de maio de 1990, a data é comemorada em todo mundo com marchas e eventos de grande clamor popular, além de manifestações em prol dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis).
De acordo com a chefe de Divisão Angela Lopes, a homossexualidade e as demais nuances e manifestações da sexualidade, são expressões naturais decorrentes da diversidade humana. “Não estamos falando de sexo propriamente dito, estamos falando de seres humanos com orientações e aptidões sexuais diversas, e isso, indiscutivelmente é uma característica intrínseca a todo e qualquer ser humano”, explicou Angela.
Ainda de acordo com ela, abordar a temática é fundamental para informar e esclarecer a sociedade, quebrando definitivamente a aversão e o preconceito sobre as pessoas LGBTs. “O princípio fundamental das atividades é exercitar o respeito, a tolerância e a garantia de direitos igualitários”, salienta.
De acordo com a Secretaria Wiviani Tiberti, o trabalho da Secretaria de Cidadania, no que se refere às questões da Cidadania LGBT, é diferenciada e pioneira, permitindo direcionar o olhar para pessoas normalmente esquecidas e de certo modo invisibilizadas por algumas esferas da sociedade. “Convidamos toda a população para que participe das atividades, que logo serão divulgadas na página oficial da Prefeitura Municipal e nos demais veículos de comunicação”, disse Wiviane