Segundo o prefeito Oswaldo Barba, o próximo passo será abrir a licitação para contratar a obra estimada em R$ 8,7 milhões
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) aprovou o edital de licitação da Prefeitura de São Carlos para a duplicação da passagem sob a linha férrea, entre a Praça Itália e a rotatória da Escola Jesuíno de Arruda, obra estimada em R$ 8,7 milhões. Os recursos já estão garantidos pela União. A Prefeitura participará com 10% de contrapartida.
O anúncio da aprovação foi feito pelo prefeito Oswaldo Barba na manhã desta sexta-feira (30), no Paço Municipal. O evento contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, dos vereadores Edson Fermiano, Dé Alvim e Laíde das Graças Simões, de secretários e diretores municipais. De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, a aprovação do projeto de duplicação da passagem da Praça Itália aconteceu nesta quinta-feira (29), durante a última reunião do ano da Diretoria Colegiada do Dnit.
A Prefeitura aguarda agora a publicação no Diário Oficial de União (DOU) do resultado da aprovação do projeto para colocar o edital de licitação à disposição das empresas interessadas na execução da obra. A previsão é que a obra seja executada em 12 meses.
“O projeto prevê uma remodelação viária bastante significativa naquela região. A rua João de Lourenço Rodrigues, no sentido da Praça Itália para a escola Jesuíno de Arruda, na altura da rua Lucio Rodrigues, vai derivar à direita para a rua coronel Leopoldo Prado”, explicou o prefeito.
Barba lembrou que esta é apenas a primeira das quarto obras de transposição da linha férrea que a Prefeitura apresentou, ainda na administração do ex-prefeito Newton Lima, em 2007, e que foram aprovadas pelo Dnit.
As outras três são: a ampliação da passagem do córrego do Monjolinho sob a linha férrea, nas proximidades do shopping; a duplicação do Viaduto 4 de Novembro; e a construção de um viaduto ligando o distrito industrial Miguel Abdelnur a avenida Morumbi.
“É fundamental que, principalmente, os motoristas tenham consciência que a obra vai modificar o trânsito naquela região da cidade. Peço um pouco de paciência em relação a execução da obra que, se vai trazer transtornos num primeiro momento, após sua conclusão vai desafogar o trânsito pesado”, revelou Barba, que elencou como prioridade a partir de agora a ampliação da passagem do córrego do Monjolinho sob a linha férrea, nas proximidades do shopping.
Com essa obra também será possível minimizar os problemas de alagamento na região, já que haverá um sistema de captação de água que será implantado junto com as obras de ampliação.