Na última terça-feira, dia 19, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realizou duas campanhas simultâneas: doação de sangue e cadastramento de doadores de medula. O responsável pelo Hemonúcleo Regional de Jaú da Fundação Amaral Carvalho, Francisco Costa Martins Filho, considerou que as campanhas foram bem-sucedidas. Foram coletadas 72 bolsas triplas e uma bolsa dupla de sangue e foram cadastrados 94 novos doadores de medula, que passarão a integrar a Rede Nacional de Doadores de Medula – REDOME, sob responsabilidade do INCA – Instituto Nacional do Câncer.
Para desmitificar a doação de medula, durante todo o período da campanha, um funcionário do Hemonúcleo esclareceu dúvidas sobre o assunto, além de terem sido agendadas duas palestras. Esta é a 14ª edição da Campanha de doação de sangue realizada pelo Instituto, que integra a programação da recepção dos alunos de graduação e de pós-graduação. Natália Cardoso Gallo (18), que doou sangue pela primeira vez, e Diego Fernandes da Cruz (22), que já é doador de sangue e medula desde 2013, disseram que é importante ajudar as pessoas que precisam. Ambos são alunos do curso de Bacharelado em Química.
A campanha contou também com a importante presença de pessoas da comunidade externa, como Raquel Ferreira dos Santos Diniz (28), que já é doadora de sangue há 6 anos e afirmou: “depois de ouvir a explicação sobre como é a doação de medula, resolvi que hoje, além de doar sangue, faria meu cadastramento como doadora de medula. É importante colaborar.” Gilberto Ramal Maestre (42), João Bosco Francisco (52) e Mario Augusto dos Santos (48), são alguns dos funcionários da EMBRAPA-Pecuária Sudeste que participaram das campanhas. Silmara Barcellos (Gestão de Pessoas) explicou que a empresa tem um programa de qualidade de vida que também incentiva a participação dos funcionários em ações sociais e de cidadania. Gilberto afirmou: “Acho legal (a campanha) e todos precisam pensar no próximo. Não sabemos se um dia vamos precisar ou se um ente querido vai precisar.”
Os funcionários do Campus USP São Carlos também participaram. Alessandra Fonseca Lucrédio (37) que colaborou nas duas campanhas, afirmou que “estas campanhas são importantes e faz tempo que quero ser doadora. Além disso, na nossa cidade não há local para cadastramento de doadores de medula, fazendo com que os interessados tenham que se dirigir a outras cidades da região”.
O cadastro como doador de medula é feito uma única vez, porém é importante manter os dados de contato sempre atualizados (http://www1.inca.gov.br/doador/) então o IQSC-USP disponibilizou um terminal para este fim, que ficou disponível por três dias.
O Instituto de Química de São Carlos agradece a todos os que participaram das campanhas: doadores, divulgadores e colaboradores.
Por Sandra Zambon - Eventos&CCEx do IQSC