O presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, abriu um precedente no início da sessão plenária desta terça-feira (2) e concedeu a palavra ao ex-secretário municipal de Governo Edson Fermiano, que esteve em visita à Casa.
Roselei destacou que durante os 5 anos e 7 meses em que exerceu o cargo na Prefeitura, Fermiano teve um relacionamento de respeito com o Poder Legislativo, enfatizando sua trajetória como vereador durante quatro legislaturas (2001-2016) e presidente da Câmara por três gestões.
Fermiano saudou um a um os vereadores em plenário e frisou que o prefeito Airton Garcia “é um grande amigo de seis décadas, pessoa pela qual tenho um respeito muito grande”. Ao falar sobre a razão de haver deixado o cargo de secretário de Governo, declarou: “Sou advogado acima de tudo”. Informou ter recusado convites de algumas prefeituras que o procuraram nos últimos dias para exercer cargo público. Recordou a trajetória na OAB, destacando o fato de ter sido eleito com 97 por cento dos votos para o conselho estadual da entidade.
O ex-secretário agradeceu pela forma como foi recebido na Câmara Municipal. “Aprendo muito toda vez que venho aqui. Conheço a responsabilidade do vereador. Se falhei (como secretário), sou humano, mas a minha intenção, podem ter certeza, foram as melhores”.
Edson Fermiano disse não ter mágoa “nem do Executivo nem do Legislativo” e se declarou ter se emocionado com uma reunião que teve com o secretariado ao deixar o cargo de secretário. Ao finalizar afirmou que retomou sua atividade no escritório de advocacia e convidou os vereadores para visitá-lo. “Meus amigos de verdade são vocês. Contem comigo”.