A ineficiência das políticas públicas penais como desafio político global é analisada em livro de docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que será lançado entre os dias 11 e 15 de agosto, em Foz do Iguaçu, PR, durante o II Seminário Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
A autora da obra, Elenice Maria Cammarosano Onofre, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade, justifica que, embora as políticas penais sejam formuladas e implementadas visando a socialização de pessoas em privação de liberdade, existem muitos obstáculos que dificultam a transformação das prisões em instituições educativas.
No livro, intitulado "Educação Escolar na prisão: o olhar de alunos e professores", ela problematiza a educação das minorias oprimidas e discute o seu papel em quaisquer espaços, uma vez que as instituições escolares guardam semelhanças estreitas com as escolas das unidades prisionais.
Publicado pela Paco Editorial, o livro pode ser adquirido no site da Livraria Sesi-Senai-SP, em www.livrariasesisenaisp.com.br.