Nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, será realizada a consulta à comunidade universitária sobre a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade. Podem participar docentes, funcionários da ativa e estudantes de Graduação e Pós-Graduação regularmente matriculados.
Para votar, o eleitor deve comparecer à mesa receptora de votos em que está inscrito, portando um documento original com foto – a carteirinha da Universidade é aceita. Haverá mesas receptoras de votos em todas as Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus, Institutos Especializados e Órgãos da Administração Central. Docentes que exercem cargos de direção em Órgãos da Administração devem votar no local onde atuam e não em sua Unidade de origem.
A consulta será estratificada segundo as categorias funcionais da Universidade, apurando-se em separado os votos de docentes, funcionários e alunos. Cada eleitor poderá indicar até três chapas, mas é importante lembrar que cada cédula computa três indicações, portanto, caso o eleitor tenha assinalado apenas uma chapa, serão computados também dois votos brancos.
No Campus de São Carlos, a consulta será realizada conforme segue abaixo:
Prefeitura do Campus (PUSP-SC)
Local: Prédio Administrativo
Horário: das 9 às 18 horas
EESC
Locais:
Anfiteatro Jorge Caron - Docentes e funcionários
Espaço Primavera - Alunos de graduação e pós-graduação
Horário: das 9 às 18 horas
ICMC
Locais:
Sala da Crongregação - Docentes e funcionários
Auditório Luiz Fávaro (Sala 4-111) - Alunos de graduação e pós-graduação
Horário: 9 às 21 horas
IFSC
Locais:
Sala Celeste - Docentes
Saguão do prédio da Administração - Funcionários
Espaço de Vivência Prof. Horacio Carlos Panepucci (Saguão do LEF) - Alunos de graduação e pós-graduação
Horário: 9 às 21 horas
IQSC
Local: Anfiteatro térreo
Horário: das 9 às 18 horas
IAU
Locais:
Assistência aos Colegiados - Docentes e funcionários
Postão - Alunos de graduação e pós-graduação
Horário: das 9 às 18 horas
CDCC
Local: Administração
Horário: das 9 às 18 horas
DTI-SC (antigo CISC)
Local: Secretaria
Horário: das 9 às 18 horas
Após o final da votação, as urnas serão lacradas e encaminhadas à sede de apuração. A apuração deverá ser feita por categoria e encaminhada à Secretaria Geral até o dia 11 de dezembro. Os resultados obtidos em cada uma das categorias consultadas serão divulgados no dia 12 de dezembro.
O resultado da consulta à comunidade universitária tem caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes.
Eleições 2013
Essa será a primeira eleição após o Conselho Universitário ter aprovado mudanças no sistema eleitoral da Universidade. Agora, a composição da lista tríplice de chapas para a escolha do reitor e do vice-reitor é realizada em turno único, que acontecerá no dia 19 de dezembro.
A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados, o que corresponde a cerca de dois mil representantes da comunidade universitária.
Quatro chapas se inscreveram, com candidatos a reitor e vice-reitor:
Chapa 1 – “Diversidade e Excelência”: Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor na atual gestão) e Telma Maria Tenório Zorn (pró-reitora de Graduação na atual gestão);
Chapa 2 – “Rumo ao Futuro”: José Roberto Cardoso (diretor da Escola Politécnica e membro da Comissão de Orçamento e Patrimônio na atual gestão) e José Antonio Franchini Ramires (professor titular da Faculdade de Medicina);
Chapa 3 – “Todos pela USP”: Marco Antonio Zago (pró-reitor de Pesquisa na atual gestão) e Vahan Agopyan (pró-reitor de Pós-Graduação na atual gestão);
Chapa 4 – “Mantendo o Rumo”: Wanderley Messias da Costa (superintendente de Relações Institucionais na atual gestão) e Suely Vilela (reitora da Universidade no período de 2005-2009 e diretora do Núcleo São Paulo do Programa USP Internacional na atual gestão).
Os programas de gestão de cada chapa estão disponíveis no site da Secretaria Geral.
Com informações da Assessoria de Imprensa da USP