Técnicos vinculados à ONG Iniciativa Verde, de São Paulo (SP), participam de capacitação em arborização de pastagens. O curso é realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), e ocorre de 21 a 23 de julho.
O objetivo é promover o conhecimento em sistemas silvipastoris e capacitar os participantes para conversão de pastagens convencionais em áreas que integram árvores, pasto e gado.
Durante os três dias de curso, pesquisadores da Embrapa vão apresentar aos técnicos os principais conceitos, usos, vantagens e resultados dessa integração. Estão na programação temas como fundamentos agroecológicos, estresse climático, interações árvores-pastagem-solo, efeito da sombra na pastagem, fixação de Nitrogênio, conservação do solo, água, espécies potenciais para sistemas silvipastoris e negócios.
Para o presidente da ONG, Roberto Menezes, o curso é uma oportunidade de difundir os sistemas silvipastoris, levando a tecnologia principalmente aos pequenos produtores.
Ao final da capacitação, os técnicos vão elaborar propostas de intervenção em uma área de pastagem convencional para transformá-la em um sistema silvipastoril.
Sistemas Silvipastoris
A integração entre árvores e pastagem contribui para a sustentabilidade da propriedade. Além de uma fonte de renda a mais, as árvores proporcionam sobra aos animais, melhoram a fertilidade do solo, colaboram no controle da erosão e aumentam o teor de matéria orgânica.
As principais vantagens desse sistema são a diversificação da produção em uma mesma área, geração de renda para o produtor rural, melhoria do bem-estar animal, conservação do solo e proteção ambiental.
ONG
A Iniciativa Verde direciona seu trabalho à geração e difusão de conhecimento. Auxilia também no apoio à implementação de políticas públicas que garantam a conservação dos ecossistemas naturais e o bem-estar da comunidade rural.
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/