Após meses de trabalho e empenho, a Equipe EESC-USP Formula SAE da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP lançou seu novo carro de competição no último dia 13 de agosto no Espaço Primavera, localizado no andar térreo do Bloco E-1. Batizado como E-12, o protótipo recebeu melhorias a partir do último projeto para conseguir maior economia e desempenho na pista, visando participar da competição Formula SAE Brasil que ocorrerá de 17 a 19 de outubro em Piracicaba.
O diretor da equipe, Murilo Rigonato, afirmou que o principal objetivo para a conclusão do projeto foi realizar uma reformulação na equipe para desempenhar um trabalho melhor, de forma mais técnica e profissional. “Neste ano estamos muito confiantes. Tentamos colocar na cabeça da equipe que o único desejo no projeto é vencer competição, e que por isso temos que dar o nosso melhor. É muito mais animado e gostoso trabalhar com esse foco, pois ninguém sente o trabalho como uma obrigação”, definiu.
A antecedência no prazo para terminar e lançar o carro foi outro objetivo alcançado pela equipe, diferente de outros anos em que o veículo era apresentando pouco tempo antes da data da competição, não permitindo a realização de mais testes e reparos.
Rigonato comentou que foram mantidos alguns detalhes básicos do modelo anterior do protótipo, como aerodinâmica e integração entre suspensão e transmissão, para aliviar peso e facilitar a manutenção. Na parte de eletrônica ocorreram algumas mudanças, como a integração de um GPS mais moderno e um ‘data locker’ – software que faz a leitura de informações sobre o funcionamento do veículo e as salva, mesmo quando não estiver conectado a um computador.
“O principal objetivo foi deixar o projeto mais enxuto a fim de sobrar mais tempo para manufatura e montagem, conseguir um melhor acabamento, além de garantir mais testes e aumentar a confiança para completar as provas sem riscos de pane. Além disso, com as mudanças, o carro deve ficar mais econômico e mais veloz por causa da redução de peso de algumas peças”, explicou o diretor.
Antes da apresentação oficial do carro, ocorreu no Anfiteatro Jorge Caron da EESC uma palestra com o engenheiro e ex-aluno aluno da Escola, ingressante do ano 1997, Linus de Paoli, que atualmente exerce o cargo de supervisor do time responsável por performance e economia de combustível no Campo de Provas da Ford, em Tatuí.
Paoli destacou que o principal diferencial de um engenheiro formado que participou desse tipo de projeto extracurricular é a possibilidade de vivenciar e formar com antecedência uma dinâmica de desenvolvimento de produto muito similar à da indústria. Por exemplo, toda a parte de concepção de produto, projetos, análises computacionais, execução, construção e validação de protótipos, além das interações e discussões de compromisso entre as áreas de serviço.
O engenheiro salientou que cultivar essa experiência na graduação acaba acelerando o desenvolvimento para o mercado de trabalho, isto é, faz com que o profissional traga consigo uma maturidade maior e o melhor entendimento do ambiente. Também oferece uma bagagem de desenvolvimento de veículos que poucos engenheiros vão ter apenas com a estrutura curricular dos cursos de engenharia. Outro ponto importante é que esse tipo de projeto faz com que o estudante se acostume a um ambiente com muitas pessoas e opiniões, aprendendo a conciliar os interesses para trabalhar em equipe.
“Os grupos extracurriculares são muito mais do que viver a teoria na prática: são já vivenciar um ambiente de indústria antes do fim da graduação. Isso faz com que o engenheiro seja mais maduro, e o crescimento profissional seja mais rápido”, explicou Paoli.
Contando com a presença de amigos e familiares dos integrantes da equipe na plateia, o diretor da EESC-USP Formula SAE tomou a palavra e apresentou com satisfação o passo a passo de toda a trajetória dos integrantes para concluírem o projeto. Rigonato explicou os detalhes técnicos, as principais mudanças e os conceitos aplicados para obter o melhor desempenho. Segundo ele, o protótipo E-12 é considerado pela equipe como o melhor carro de competição já projetado em todas as edições.
Após a apresentação, o público deslocou-se ao Espaço Primavera, onde pôde participar de um coffee break e visitar os estandes dos patrocinadores. Um vídeo foi transmitido revelando os melhores momentos vividos pela equipe durante o desenvolvimento do projeto. Ao final, todos dirigiram-se para o lado externo, onde finalmente conheceram o novo carro.
Em uma área reservada embaixo do Bloco E-1, o piloto da equipe realizou algumas voltas para testar e demonstrar o desempenho do veículo, encerrando em grande estilo a noite de lançamento.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-6600
E-mail: comunicacao@eesc.usp.br
Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC