A equipe formada por Iury Barbosa, Carolina Garcia, Luiz Renato Gonçalves e Nicolas Hasegawa, estudantes do curso de Turismo do Campus Sorocaba da UFSCar, foi a vencedora da primeira edição do "Desafio Universitário de Turismo", promovido pela empresa júnior da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A premiação foi anunciada na noite do dia 25 de novembro, no auditório do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes-SP), em São Paulo.
A equipe da UFSCar superou outros 16 projetos inscritos. O desafio era propor soluções para o desenvolvimento do Turismo de Catanduva, município localizado no interior do Estado de São Paulo. A solução apresentada pelo grupo para o case real foi priorizar a vocação do Turismo cultural e gastronômico da cidade. Entre as ações efetivas está prevista a instalação de food-trucks nos seus principais eventos, como o aniversário de Catanduva, comemorado em 14 de abril, e a Festa de São Domingos, em 8 de agosto.
Outra ideia importante apresentada pelo grupo foi o "Passaporte a Cultura Catanduvense", um cartão por meio do qual os visitantes podem ir a nove atrativos disponíveis em Catanduva. Em cada um destes pontos, o visitante recebe um carimbo no cartão, o que lhe garante descontos nos preços e benefícios nas atrações culturais e nos food-trucks parceiros da proposta. "Ganhando ou não, já fiquei muito satisfeita em participar da competição por estar mais próxima de uma atividade prática do Turismo", conta a estudante argentina Carolina Garcia, que faz intercâmbio universitário no Campus Sorocaba da UFSCar e integra a equipe vitoriosa. "A iniciativa do desafio é muito motivante para nós, uma oportunidade de aplicar todos os conhecimentos que aprendemos na faculdade em um caso concreto", complementa.
A competição teve apoio da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e da Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) com patrocínio da T4, consultora de turismo. O júri foi formado por professores da USP e representantes da prefeitura, das coordenadorias dos cursos de Turismo da USP, da Universidade Anhembi Morumbi e de uma das sócias da T4. Cada integrante ganhou um tablet como prêmio, e o grupo terá a possibilidade de trabalhar junto à Prefeitura Municipal de Catanduva e à T4 para a implementação do projeto.