O vereador e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PMDB) foi enfático durante a sessão do Legislativo desta terça-feira (28), ao dizer que a culpa pelo caos em que se encontra a saúde do município “não cairá sobre a Câmara e os vereadores que acabaram de se eleger”.
O discurso se deu durante o expediente falado da sessão, quando vereadores criticaram os problemas relacionados à saúde que vem acontecendo na cidade. Segundo Lucão, a Prefeitura precisa dialogar com outros poderes para sanar a situação da saúde e a falta de médicos. “Eu como funcionário público em trinta anos nunca vi uma UPA fechar por falta de médico”, enfatizou. Para o vereador, “é necessário que a Prefeitura aceite o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público e faça a contratação de médicos, seja pagando por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) ou via contrato com a Santa Casa com um aditamento para que os médicos de lá atendam nas UPAs. Algo precisa ser feito”, detalhou.
Segundo Lucão, a situação é urgente e devem ser deixados de lado os dissabores entre os poderes: “tem muita picuinha, precisa acabar com isso, para a cidade poder andar”.
O parlamentar lembrou ainda que na gestão do atual presidente da Câmara foram devolvidos R$ 600 mil do duodécimo do Legislativo para a Santa Casa, instituição centenária que merece o respeito da população.
CAOS - Nos últimos meses, a Santa Casa tem sido palco de incidentes, inclusive mortes de pacientes, preferencialmente gestantes em trabalho de parto na maternidade. Também foi registrada a morte de um bebê, após a tentativa de atendimento em uma UPA que estava sem médico. Os casos tem causado comoção na sociedade e estão sendo investigados. Paralelo a isso, um comitê de profissionais ligados à área de saúde está se reunindo, buscando soluções para a situação da saúde. Como presidente da comissão de Saúde, Lucão destaca que tais incidentes são frutos de um sistema público local precário, que vem se arrastando há anos, bem como a falta de médicos nas unidades de saúde.
APELO – Ainda em seu discurso nesta terça, Lucão fez um apelo ao prefeito Airton Garcia para que ele deixe de lado qualquer desentendimento político e que se una com os poderes, visando contratar médicos e minimizar os problemas na área de saúde da cidade.