O ex-aluno do curso de História da UNICEP, João Paulo da Silva, acaba de lançar o seu livro “Comunismo, não! A influência do jornal ‘Correio de São Carlos’ na construção do anticomunismo no município entre 1934-1964”. O livro surgiu a partir da monografia que João Paulo fez para o curso de História da UNICEP, em 2008, quando concluiu sua graduação.
“Durante a graduação, interessei-me em estudar os fatores que levaram a sociedade brasileira ser tão conservadora e, por consequência, anticomunista. Isso, para mim, sempre soa um pouco paradoxal, já que o brasileiro é muito liberal em várias outras questões. O interesse no tema permaneceu adormecido até que, pesquisando jornais antigos de São Carlos na Fundação Pró-Memória, como assistente de pesquisa do prof. Marcos Gigante e da própria Fundação, encontrei vários artigos extremamente anticomunistas, percebendo uma grande tendência conservadora no município. Foi quando me decidi definitivamente por esse tema.”.
No ano passado, João Paulo venceu o “Concurso Anual de Monografias” da Fundação Pró-Memória de São Carlos. E, em outubro de 2010, teve a oportunidade de lançar seu livro. “Gostaria de salientar a importância de todos os professores que, durante o curso, tiveram participação efetiva na minha formação como Historiador e também a importância e o incentivo que a Prefeitura Municipal de São Carlos reserva à Cultura, à História e à preservação patrimonial. Graças à preservação e à organização que a Fundação Pró-Memória faz dos arquivos públicos é que pude realizar a minha pesquisa.”.
João Paulo ainda concluiu: “Não posso esquecer que a Fundação Pró-Memória é a responsável pelo concurso de monografias anualmente, para incentivar a produção de obras das áreas de Ciências Humanas. Isso é muito importante. Ensino e pesquisa não podem ser separados. O professor também deve ser um pesquisador.”