A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) e o projeto de extensão Observatório Cidadania Cultura e Cidade, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam a exposição "Revistas e suplementos culturais: passado-presente-futuro". A mostra reúne jornais e revistas publicados entre o final do século XIX e os dias atuais.
Na ocasião, acontece a palestra de Reni Adriano, escritor, consultor em leitura e literatura, graduado em Dilosofia pela PUC-SP. Há 12 anos se dedica à mediação de leitura e formação de leitores públicos, sobretudo com adolescentes. É blogueiro de conteúdo de educação para leitura e escrita do Portal Ecofuturo e mediador do projeto Leituras em Órbitas do SESC Bom Retiro. De 2009 a 2012, o autor teve a oportunidade de conhecer as ações de leitura promovidas por profissionais de bibliotecas comunitárias em 11 estados brasileiros.
A reflexão sobre essas práticas resultou em um livro a ser publicado no segundo semestre de 2014, pelo Instituto Ecofuturo. É sobre esse material inédito que Reni baseia a sua fala na abertura da exposição “Revistas e suplementos culturais: passado-presente-futuro”. O objetivo é refletir sobre os muitos caminhos possíveis para o encontro dos textos literários e seus potenciais leitores.
A abertura da exposição será no dia 5 de maio, próxima segunda-feira, às 17 horas, no Auditório da UEIM, que fica no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
A mostra termina dia 16 e está aberta de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita. Mais informações no blog da exposição, http://expoueim.wordpress.com/