O Centro Cultural da USP de São Carlos vai expor pinturas de Romeu Casale Filho e esculturas de Antonio Alfonso Luciano, respectivamente, nas Salas I e II, a partir desta quinta-feira, dia 27. A abertura das mostras acontecerá às 19 horas com a participação dos músicos Felipe Côrtes e Murilo Barbosa.
As exposições poderão ser visitadas até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas; e aos sábados, das 10 às 18 horas.
Antonio Alfonso Luciano
Autodidata desde 1980, o artista começou explorando materiais disponíveis na confecção de artesanato com metal e cerâmica. A partir de 1982, o desenho, a pintura e a escultura já eram pontos de apoio para a busca de novas técnicas e exploração de outros materiais. Alfonso trabalha como artista residente no Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos, coordenado pelo Professor Sérgio Mascarenhas. Faz ilustrações para temas científicos, como no livro Olhares de Janus, do Professor Sérgio Mascarenhas, em 2009, e 45 anos que Abalaram o Mundo: dos Raios X à Bomba Atômica, do Professor R. Cesareo, que será publicado neste ano. Trabalha, ainda, com escultura em aramado para o Instituto Butantan e o IEAv-DCTA- Instituto de Experiências Avançadas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
De acordo com as palavras do escultor, “explorando novos materiais para a confecção de esculturas, encontrei na tela de metal a possibilidade de usar sua capacidade de articulação e transformação quase como numa ficção científica".
Romeu Casale Filho
Nascido em São Carlos – SP, Romeu é autodidata e começou suas atividades artísticas em 1978, passando pelas pipas e pela fotografia até chegar ao que ele chama de "tintas, massas, colas, panos, texturas, argila e mais tintas". Fiel aos seus princípios de independência e liberdade, o artista cria e materializa seu próprio mundo, sem confessar influências preponderantes. Em Fonte de Energia, Romeu mostra, em nove telas, o vigor e a doçura que caracterizam sua obra.
Romeu assim se manifesta. “Um homem deve reconhecer as leis de seus corpos e almas para poder vigiar cada um deles. Impossibilitado de comparecer a este vernissage, deixo meu abraço afetuoso a todos os meus amores que a vida me confia”.
Felipe Côrtes e Murilo Barbosa
Músicos experientes no cenário da música instrumental, já se apresentaram em palcos importantes no Brasil, como Bourbon Street, em São Paulo, e na Europa. Juntos, Murilo e Felipe desenvolvem um trabalho de música latina, Cubanistas, além de gravarem os discos de Thiago Carreri e do próprio Felipe no ano de 2013. Com o baixo acústico e o piano, este encontro será repleto de nuances sonoras.
O evento gratuito conta com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
Acesso ao Centro Cultural pela Avenida Dr. Carlos Botelho, 1465.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9106
E-mail cultura.prefeitura@sc.usp.br