No dia 10 de setembro, quarta-feira, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Festival CONTATO, promove a III Feira de Vinil e Afins de São Carlos. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre das 10 às 20 horas, em frente à Biblioteca Comunitária, localizada na área Norte da UFSCar.
O objetivo é reunir colecionadores e apreciadores de discos de vinil, que, na ocasião, terão a oportunidade de trocar, comprar ou vender suas peças de coleção. A feira contará com expositores de diversas cidades do Estado de São Paulo. Durante a atividade, esses expositores terão à disposição uma estrutura com bancas para apresentar seus materiais. A atividade desse ano faz parte da programação do Festival CONTATO, que ocorre de 8 a 14 de setembro.
História do vinil
Segundo o site "The insighters", o disco de vinil surgiu a partir de 1940, substituindo o antigo formato feito em goma-laca, um tipo de resina, mais pesado, e que tocava apenas uma música em cada lado do disco. Já o disco de vinil, além de mais leve, dava ao som uma qualidade melhor, era mais maleável e resistente. O vinil foi sendo gradualmente substituído no final da década de 1980. Até hoje, porém, é conhecido por preservar a originalidade dos sons, tornando-se alvo dos colecionadores e fãs de música que vão em busca de raridades em lojas e sites.
Mais informações sobre a III Feira de Vinil e Afins pelo telefone (16) 3351-8747 ou pelo email deac@ufscar.br