Se você vai viajar de ônibus nessas férias, antes de cair na estrada é importante informar-se sobre seus direitos para que tenha uma viagem tranqüila. Segundo o Procon-SP, as empresas devem manter painéis ou cartazes discriminando o destino, horários de saída e preço, em lugar visível e de fácil acesso. O seguro viagem só pode ser cobrado se o usuário aceitar.
No caso de interrupção ou atrasos, o passageiro tem direito à informação prévia e assistência como alimentação, local adequado para guardar as bagagens e hospedagem. Quando o atraso exceder uma hora, o consumidor poderá exigir o embarque em outra empresa que preste serviço equivalente e para mesmo destino, ou restituição do valor do bilhete. A passagem pode ser adquirida sem data de embarque, mas estará sujeita a reajuste de preço se não for usada dentro de um ano da data de emissão.
Se o veículo apresentar vidros quebrados, sujeira, bancos danificados ou se a empresa vender mais de um bilhete para a mesma poltrona, o consumidor poderá reclamar. Para tanto, é aconselhável anotar o número de registro do ônibus e guardar o canhoto da passagem como comprovantes.