O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sediou a 6ª edição do Global Game Jam, uma maratona de programação de jogos que ocorreu simultaneamente em 488 sedes ao redor do mundo, sendo mais de 50 apenas no Brasil e organizada, ao todo, em 73 países. O grupo de desenvolvimento de jogos eletrônicos The Fellowship of the Game (FoG) foi o responsável pela realização do evento no ICMC, que aconteceu o último final de semana.
A programação começou na quinta-feira, dia 23, com o minicurso Stencyl. Na sexta-feira, dia 24, no período da manhã, aconteceu o minicurso Character Designer. Já à tarde, as equipes foram formadas, ocorreu a exibição de um vídeo com informações gerais sobre o evento (Keynote) e apresentou-se o tema: "nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos". A maratona se encerrou no domingo com as apresentações dos jogos, que começaram às 17h no auditório Luiz Antonio Favaro.
Durante a maratona, todos receberam suporte para a criação de um jogo completo com planejamento, programação, teste e apreciação. O FoG disponibilizou, inclusive, alojamento para os participantes que vieram à cidade para o evento.
Em São Carlos, ao todo, a maratona contou com 34 inscritos. Segundo André Missaglia, um dos coordenadores do evento, a Global Game Jam atingiu todas as expectativas e superou o número de participantes em relação aos anos anteriores. "Houve várias pessoas de fora da USP participando do evento, o que certamente superou as expectativas. No ano passado, tivemos 16 inscritos, contra 34 deste ano. Já no mundo inteiro, a participação subiu de 63 para 73 países e de 309 para 488 sedes. Todos aqui desenvolveram satisfatoriamente seus jogos, inclusive um dos grupos manifestou interesse em continuar o desenvolvimento", contou Missaglia.
A Global Game Jam visa estimular os desenvolvedores a se interessarem mais pela indústria de jogos, captando ideias por meio da improvisação de um tema. Também é objetivo do evento promover a troca de experiência entre profissionais que já atuam nesse mercado e estudantes da área.
Sobre o FoG - O FoG é um grupo formado por alunos de graduação do ICMC focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.
Os processos de desenvolvimento de jogos internamente empregados pelo grupo são experimentais em termos de tecnologias e tendências de mercado. Nesse sentido, o FoG preza pela disseminação desse conhecimento, estimulando os integrantes mais experientes do grupo a compartilharem suas experiências com os recém-chegados.
Texto: Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação ICMC/USP