Com o projeto "Dispositivo miniaturizado de preparo de amostra acoplado a microsseringa", o grupo de pesquisas liderado pelo Prof. Dr. Álvaro José dos Santos Neto, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), foi premiado na Olímpiada USP de Inovação - edição 2013.
O resultado, divulgado nesta segunda-feira, dia 19, concedeu o terceiro lugar na categoria "Prova de Conceito" para a equipe formada pelo Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças (IQSC), Scarlet Nere Ortega e Alex Sandro Contadori, além de Álvaro.
Esta categoria é destinada a projetos inovadores de pesquisas científicas estruturadas, exequíveis e com potencial de aplicação econômica e social.
O projeto
De acordo com os pesquisadores, o preparo de amostras desempenha um importante papel em um processo analítico. Nessa etapa, os interferentes são removidos e em alguns casos compostos de interesse podem ser concentrados, permitindo-se que a técnica analítica de escolha seja então aplicada. Dentre as técnicas de preparo de amostras, a extração em fase sólida (SPE) é uma das mais utilizadas. Nessa técnica, um cartucho de extração funciona como uma pequena coluna aberta na qual é inserida uma camada de sorvente (material sólido de extração) entre dois discos porosos. Além do formato de cartucho de extração, outros formatos de SPE podem ser utilizados, tais como: discos, ponteiras de micropipeta, placas, fibras ou seringas.
Os dispositivos atualmente disponíveis apresentam limitações como a necessidade de vácuo ou pressão para que a amostra percole através da fase sólida, a disponibilidade limitada de fases extratoras, a impossibilidade de serem desmontados e reaproveitados para o uso de outras fases extratoras ficando irreversivelmente inutilizáveis quando obstruídos pelo uso de matriz complexa sem tratamento prévio. Visando superar algumas limitações apresentadas pelos dispositivos comercialmente disponíveis, um microdispositivo de extração foi desenvolvido. A invenção refere-se a um microdispositivo de extração desmontável e reaproveitável, para adaptação e uso em microsseringas de agulha removível por meio de uma porca com rosca adaptada para esse encaixe. O microdispositivo permite a extração de compostos de interesse em pequenos volumes de amostra, por meio da operação manual ou automatizada de uma seringa contendo o microdispositivo acoplado em sua extremidade. Por meio da agulha da seringa, a amostra é aspirada através do microdispositivo e os compostos de interesse ficam retidos no material de extração preenchido no seu interior. Em seguida um solvente apropriado é aspirado para promover a dessorção dos analitos de interesse para posterior análise.
Olimpíada USP de Inovação
Realizada pela Agência USP de Inovação, é uma competição dividida nas categorias Ideias Inovadoras, Prova de Conceito e Empresa Nascente que abrange a Comunidade USP, o estado de São Paulo e empresas de todo Brasil. Em sua terceira edição, a competição tem por objetivos estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e empreendedorismo na comunidade USP e as atividades de ciência e tecnologia para inovação no Estado de São Paulo, além de divulgar as atividades de empresas nascentes com negócios de forte apelo social, inovadores e baseados em ciência e tecnologia do Brasil. Os resultados das premiações podem ser acessados através do link http://uspinovacao.blogspot.com.br/2014/05/resultados-da-olimpiada-usp-de-inovacao.html
Mais informações através do site do evento www.inovacao.usp.br/olimpiada2013/index.html
Com informações do IQSC-USP