O Hospital Universitário da UFSCar (Hu-UFSCar) Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci, visando o aperfeiçoamento do modelo administrativo, das ações institucionais e a constante melhoria dos processos, está realizando junto aos usuários dos atendimentos de urgência e emergência, bem como das internações, uma pesquisa de satisfação.
Esse tipo de pesquisa integra um calendário de aplicação organizado pela Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e abrange todos os Hospitais Universitários ligados à empresa, entre eles o HU-UFSCar. Entretanto, em busca de uma pesquisa contínua, mais abrangente e voltada ao perfil local, os gestores do Hospital Universitário da UFSCar solicitaram à Ouvidoria local uma pesquisa aplicada durante todo o ano, contemplando um número maior de usuários. "O objetivo da pesquisa é monitorar os serviços de saúde prestados ao cidadão e colher dados para embasar ações de melhoria no atendimento assistencial", explica Roger Taylor, ouvidor do HU-UFSCar.
De 1 a 31 de agosto foram avaliados os atendimentos da Urgência e Emergência e Internação do referido mês, sendo analisados os seguintes itens: conforto, higiene, atendimento da recepção, do médico, da enfermagem e da equipe multidisciplinar, além do respeito e das orientações recebidas.
No que se refere à Unidade de Urgência e Emergência, 45,5% dos entrevistados consideraram o atendimento na recepção como ótimo e 53,9% como bom. Para os atendimentos de enfermagem, 48,2% avaliaram como ótimo e 50,8% como bom. Já o atendimento médico foi considerado 52,8% como ótimo e 44,9% como bom.
A qualidade das orientações recebidas sobre a doença e os procedimentos médicos foram indicados como bons para 54,3% dos entrevistados e ótimo para 41,7%. O respeito ao paciente atingiu 58,9% ótimo e 40,4% bom. A higiene, limpeza e organização do hospital foram avaliados como ótimas em 58,9% das respostas e boas 39,9%. Além disso, para 93,9% dos pacientes entrevistados o problema foi resolvido após a passagem pelo atendimento e 95.8% indicaria o hospital para algum familiar.
Em relação às internações, 61,1% dos atendimentos ocorreram na Pediatria. Isso quer dizer que quase 84% das respostas foram dadas pelos acompanhantes dos pacientes.
Sobre o conforto dos quartos e banheiros, 50% avaliou como bom e 38,9% como ótimo. A higiene, limpeza e organização do Hospital foram consideradas ótimas em 50% das respostas e boas 50%. Já a alimentação recebeu avaliação ótima para 77,8% dos usuários e boa para 22,2%. Os equipamentos de apoio (raio X, ultrassonografia e monitores) receberam ótimo em 56,3% das avaliações e bom 37,5%.
Os itens referentes ao atendimento médico, da enfermagem e respeito ao paciente tiveram 77,8% de avaliação ótimo. O atendimento da equipe multidisciplinar teve 66,7% ótimo e 33,3% bom. Já a qualidade das orientações sobre a doença e os procedimentos realizados foi analisada como ótima para 72,2% dos entrevistados e 27,8% boa.
As perguntas "Você está melhor agora quando comparado ao dia da internação? " e "Você indicaria esse hospital a algum familiar?", tiveram "sim" como resposta para 100% dos entrevistados.