A Educação Pública Municipal tem sido tratada com deferência e prioridade na atual gestão. Muitas ações têm sido planejadas e executadas com o objetivo maior de garantir aos pequenos cidadãos uma educação de alta qualidade, acessível e gratuita. E não podemos falar de qualidade na educação sem garantir a valorização e formação dos profissionais responsáveis pelo ensino.
Por isso, especialmente para o mês de outubro, foi elaborada uma série de atividades em homenagem ao Professor no mês em que se comemora o seu dia.
Serão disponibilizadas vagas gratuitas aos professores e aos servidores da rede municipal de ensino em diferentes espaços educadores e culturais do município, viabilizadas por meio de parcerias.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por meio de inscrições, a saber:
• As inscrições iniciam-se em 4/10/11 - terça-feira.
• Há de se observar rigorosamente o prazo para as inscrições de cada evento
• Serão preenchidas as vagas referentes às primeiras inscrições, observando-se, quando for o caso, o público específico e a quantidade especificada na programação.
Para participar os professores (as) e servidores (as) da rede municipal interessados (as) deverão se inscrever pessoalmente na Secretaria de Educação ou pelo telefone: 3373-3229.
Serão preenchidas as vagas referentes às primeiras inscrições, de acordo com a quantidade especificada na programação.
Horário das inscrições: das 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h30.
Dúvidas e informações: Secretaria Municipal de Educação: 3373-3222 / 3373-3229.
Carta de Paulo Freire aos professores - PAULO FREIRE
Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra
Nenhum tema mais adequado para constituir-se em objeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos. O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer. Alguns desses caminhos e algumas dessas veredas, que a curiosidade às vezes quase virgem dos alunos percorre, estão grávidas de sugestões, de perguntas que não foram percebidas antes pelo ensinante. Mas agora, ao ensinar, não como um burocrata da mente, mas reconstruindo os caminhos de sua curiosidade – razão por que seu corpo consciente, sensível, emocionado, se abre às adivinhações dos alunos, à sua ingenuidade e à sua criatividade – o ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado. O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar um certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. Não o autoriza a ensinar o que não sabe. A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida, vai deixando claro que ela requer uma formação permanente do ensinante. Formação que se funda na análise crítica de sua prática. (...)
Programação das atividades em comemoração ao Dia do Professor:
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
Paulo Freire
CINEMA
O CINE SÃO CARLOS está disponibilizando ingressos para a sua programação do mês de outubro. Consulte o endereço: cinesaocarlos.blogspot.com e escolha o filme de sua preferência dentre os dias abaixo elencados.
Dias: 5/10 - 4ª-feira - (sessões às 15h, 17h, 19h30 e 22h); 11/10 - 3ª-feira (sessões às 19h30 e 22h); 20/10 - 5ª-feira (sessões às 19h30 e 22h); 27/10 - 5ª-feira (sessões às 19h30 e 22h).
Local: Cine São Carlos – Rua Major José Inácio, 2154 – centro.
Vagas: 64 vagas (16 para cada dia)
*Inscrições e retirada dos ingressos na SME até o dia anterior ao da sessão escolhida.
ESPETÁCULOS
7/10 (6ª feira)
Pressão Alta – com Raul Gazolla
Crônica de um Ator é uma narrativa bem humorada sobre o estresse que a vida contemporânea nos impõe e seus efeitos devastadores.
Classificação etária: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1.735.
Vagas: 10
*Inscrições e retirada dos ingressos na SME até 6/10.
9/10 (domingo)
Herdeiros do Novo Mundo
O espetáculo nos faz refletir sobre as transformações que a sociedade atual atravessa, face às inúmeras catástrofes geológicas, mudanças climáticas e a previsão de que estes fenômenos se agravarão nos próximos anos.
Classificação etária: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1.735.
Vagas: 10
*Inscrições e retirada dos ingressos na SME até 7/10.
CINEMA
9/10 (domingo) e 15/10 (sábado)
Esses Amores (Ces amours-là)
FRA, 2010, cor, 35mm
Dir: Claude Lelouch
Elenco: Audrey Dana, Dominique Pinon e Samuel Labarthe. Ilva é uma mulher que se envolve em romances facilmente, pagando pela inconsequência de seus amores, que muitas vezes acontecem de forma inesperada e inusitada. Em Paris, à época da ocupação nazista, apaixona-se por um soldado alemão que estaria indiretamente ligado à morte de seu pai. Pouco depois, se envolve com dois soldados americanos, o que irá lhe criar novos problemas (120 min).
Classificação etária: 12 anos
Horário (domingo): 19h
Horário (sábado): 18h
Local: SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30 (15 para sábado/15 para domingo)
*Inscrições até 7/10 e 14/10, respectivamente.
CERIMÔNIA COMEMORATIVA
10/10 (2ª feira)
Homenagem Ao Dia Dos Professores
Com a animação da Sheila Lima Banda Show
Local: Ginásio do Espaço Cultural Salesianos - Rua Padre Teixeira, 3.649 - Vila Nery.
Horário: 19h
*Estão convidados todos os professores da rede municipal de ensino
TEATRO
11/10 (3ª feira)
Espetáculo - A Porta
Mais uma noite de insônia para Gregor K. Sozinho em seu quarto, ele já não sabe se está acordado. Sente que dorme, por assim dizer, fora de si, enquanto parece trancado em seus sonhos. Inspirado na obra do escritor Franz Kafka, o espetáculo traz personagens que usam máscaras caricaturais da figura humana, em uma aproximação com a linguagem dos quadrinhos e o surrealismo dos sonhos.
Elenco: Ana Caldas Lewinsohn, Beto Souza, Elisa Rossin. Direção: Vinicius Torres Machado
Cia. A Troada (São Paulo/SP) - (60min)
Classificação etária: 14 anos
Horário: 20h
Local: SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30
*Inscrições até 10/10.
PALESTRA
13/10 (5ª feira)
Educação em Prosa
Palestra: “ldb: 15 Anos Em Perspectiva”
Palestrante: Juca Pirama Camargo Gil
Juca Pirama Camargo Gil - Pedagogo (1996), Mestre (2000) e Doutor (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tendo realizado estágio de Doutorado Sanduíche junto à Université Lille III, na França (2006). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colunista da Revista Nova Escola Gestão Escolar. Pesquisa sobre políticas educacionais, coordenando, no momento, uma investigação acerca da gestão e do financiamento da educação especial, a qual conta com recursos do CNPq. Participa também de uma pesquisa nacional sobre remuneração docente financiada pela CAPES. É editor de FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação.
Local: SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Horário: 19h30
Vagas: 270
*Não há necessidade de inscrição - retiradas de ingressos no local.
ESPETÁCULOS
13/10 (5ª feira)
A História De Um Valente
Regina Dias preparou uma homenagem especial ao cantor e compositor Nelson Cavaquinho, que completaria 100 anos em outubro de 2011. O show é repleto de composições que foram sucesso na voz de grandes intérpretes.
Classificação etária: livre
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1.735.
Vagas: 10
*Inscrições e retirada dos ingressos na SME até 11/10.
14/10 (6ª feira)
Alvorada para a Vida - Batalhão da Polícia Militar
O enredo traz à tona problemas do cotidiano, como a convivência familiar e a perda de um colega, além de tratar de questões universais, fortalecendo no âmago de cada aplicador da lei, o desejo de melhorar a qualidade de vida das pessoas
Classificação etária: livre
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1.735.
Vagas: 10
*Inscrições e retirada dos ingressos na SME até 13/10.
VISITAS MONITORADAS
14/10 (6ª feira)
Fazenda Santa Maria
José Inácio de Camargo adquiriu em 1850 a Fazenda Santa Maria, situada nas glebas à margem do Rio Monjolinho e deixou como herdeiros seus filhos Major José Inácio e Theodoro Leite de Camargo. Theodoro obteve avultada fortuna na época áurea da produção cafeeira. Em 1886 com objetivo de receber o título de Barão do Pinhal quando da visita de D. Pedro II em São Carlos para inaugurar a Ferrovia, Theodoro iniciou a construção de um grande sobrado como sede para a Fazenda Santa Maria. Esta casa foi equiparada às melhores e mais confortáveis residências da época no país e se diferenciou por estar localizada em uma área rural com uma arquitetura urbana como os grandes palacetes da Europa. Ainda hoje, decorridos mais de cem anos, pode-se admirar a solidez de sua estrutura e as linhas sóbrias e elegantes marcando a história da riqueza do café no Brasil.
Horário Turma 1: 8h às 11h
Horário Turma 2: 14h às 17h
Local: Rod. Domingues Inocentini (SP 215) - Km 158 - São Carlos.
Vagas: 80 - 40 por período
*Inscrições até 13/10.
**Período da manhã: haverá transporte partindo da SME para até 40 interessados.
***Período da tarde: haverá transporte partindo da SME para até 40 interessados.
15/10 (sábado)
Fazenda Pinhal
As primeiras construções da Fazenda Pinhal datam do início do século XIX e ainda hoje conservam seus principais aspectos arquitetônicos. No ano de 1981, a Fazenda foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), e em 1987 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Ministério da Cultura). No ano de 1991 a empresa Sobloco S/A doou à Associação Pró Casa do Pinhal uma área de mata ciliar primária conhecida como “Mata do Botafogo”, que também passou a pertencer ao complexo Casa do Pinhal. A Casa do Pinhal preserva o espaço e os objetos das pessoas que ali viveram, retratando os costumes da época e trazendo para o presente a memória estética, histórica e social. Toda essa riqueza cultural vem sendo preservada e está disponível ao público com visitas monitoradas e previamente agendadas.
Horário Turma 1: 9h30 às 12h
Horário Turma 2: 13h30 às 17h
Local: Rodovia SP 318, km 249,5 – Água Vermelha.
Vagas: 40 - 20 por período
*Inscrições até 14/10.
**Período da manhã: haverá transporte partindo da SME para até 20 interessados.
***Período da tarde: haverá transporte partindo da SME para até 20 interessados.
ESPETÁCULO
15/10 (sábado)
As Princesas
O Studio Mistério do Oriente apresentará no I Ato "As Princesas" e no II Ato coreografias de Jazz e Dança do Ventre.
Classificação etária: livre
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1.735.
Vagas: 10
*Inscrições e retirada dos ingressos até 14/10.
CINEMA
16/10 (domingo) e 22/10 (sábado)
A Árvore Da Vida
(The Tree of Life) 2011, EUA, cor, 35mm
Dir: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn e Jéssica Chastain.
A relação entre pai e filho de uma família comum, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão. (138 min.)
Classificação etária: 10 anos
Horário (domingo): 19h
Horário (sábado): 18h
Local: SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30 (15 para sábado/15 para domingo)
*Inscrições até 14/10 e 21/10, respectivamente.
DANÇA
18/10 (3ª feira)
Figuras Amarelas (projeto Dança Rima Com Criança)
Márcio Cunha Dança Contemporânea (RJ).
Inspirado na arte da dupla de artistas Os Gêmeos, Gustavo e Otávio Pandolfo, o espetáculo leva a criança para uma grande viagem itinerante pelo inconsciente com liberdade e autonomia para criar.
Classificação etária: livre (50 min)
Horário: 19h30
Local: Teatro do SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30
*Inscrições até 17/10.
MÚSICA
19/10 (4ª feira)
Eddie (Plinda/PE)
Banda pernambucana cuja história remonta os primórdios do manguebeat apresenta o show de pré-lançamento do seu novo álbum Veraneio.
Classificação Etária: livre
Horário: 20h
Local: Galpão do SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30
*Inscrições até 18/10.
VISITA
19/10 (4ª-feira)
Museu Tam “Asas De Um Sonho”
Com mais de 20.000 m2 de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. O museu TAM foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar. Seu trabalho árduo e persistente o levou a concretização do que é hoje um dos transportes mais modernos do mundo. Hoje contamos com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM é visitar o museu e entrar em um túnel do tempo com destino a uma experiência única ao passado na qual fazemos questão de guiá-lo.(Fonte: www.museutam.com.br)
Horário Turma 1: 9h30 às 11h30
Horário Turma 2: 14h às 16h30
Local: Rodovia SP 318, km 249,5 – Água Vermelha.
Vagas: 180 – 90 por período
*Inscrições até 18/10.
**Período da manhã: haverá transporte partindo da SME para até 90 interessados.
***Período da tarde: haverá transporte partindo da SME para até 90 interessados.
DANÇA
20/10 (5ª feira)
Pop (Projeto Dança Rima Com Criança)
Cia. Noz de Teatro Dança e Animação (São Paulo)
Transformando o cotidiano de uma simples dona de casa em situações divertidas, o espetáculo propõe uma celebração da infância inventada e reinventa a POP ART no universo infantil.
Classificação etária: livre (60 min)
Horário: 19h30
Local: Teatro do SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim Gibertoni.
Vagas: 30
*Inscrições até 19/10.
CINEMA
23/10 (domingo) e 29/10 (sábado)
Os Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano
2009, cor, 35 mm
Dir: Henrique Dantas
Elenco: Tom Zé, Orlando Senna e Rogério Duarte.
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto (76 min.)
Classificação etária: livre
Horário (domingo): 19h
Horário (sábado): 18h
Local: SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30 (15 para sábado/15 para domingo)
*Inscrições até 21/10 e 28/10, respectivamente.
CERIMÔNIA COMEMORATIVA
24/10 (2ª feira)
Homenagem Aos Servidores Da Educação
Local: Ginásio do Espaço Cultural Salesianos - Rua Padre Teixeira, 3.649 - Vila Nery.
Horário: 19h
*Estão convidados todos os servidores da rede municipal de ensino.
Apresentação Musical por Giselle Reis (soprano) acompanhada por Lucas Gonçalves (piano)
GISELLE KELLY COSTA DOS REIS – natural de Aparecida – SP, a soprano de 20 anos cursa o terceiro ano de bacharelado em canto lírico na ECA – USP. Tem se apresentado constantemente na USP e fora dela com um variado repertório. Já solou com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro o “Come ye sons of Art” de Purcell, com a Orquestra Sinfônica do Colégio Visconde de Porto Seguro o “Laudate dominum” de Mozart e com a Orquestra do Engenho Barroco na ópera “Dido e Aeneas” de Purcell. Atualmente acabou de realizar um recital na Surrey University em Guildford- Inglaterra, participou de um balé –comédia “Les Arts Reunis” com o Conjunto de Música Antiga da USP e a companhia inglesa de dança Mercurius Company e se já prepara para cantar a Missa de Santa Cecília do compositor brasileiro Padre José Mauricio Nunes Garcia com o Coro e Orquestra Acadêmica de São Paulo.
LUCAS GONÇALVES – O jovem pianista Lucas Gonçalves, de Cubatão – SP, formado na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, participou de diversos concursos nacionais de piano conquistando diversos prêmios. Já se apresentou no MuBE (São Paulo), no Teatro Coliseu (Santos) e no Teatro Guarany (Santos). Atualmente, é pianista da Banda Marcial de Cubatão e cursa o primeiro ano de bacharelado em piano ECA – USP sob orientação do grande pianista Eduardo Monteiro.
Local: Ginásio do Espaço Cultural Salesianos - Rua Padre Teixeira, 3.649 - Vila Nery.
Horário: 19h30
*Estão convidados todos os servidores da rede municipal de ensino.
PALESTRA
“Olhos do Coração”
Palestrante: Juliano Mattos
JULIANO MATTOS – Juliano começou muito cedo na comunicação. Aos 12 anos já trabalhava em uma rádio na pequena cidade de Cardoso, noroeste do estado de São Paulo. Aos 14 anos ganhou o primeiro programa. Para conseguir pagar a faculdade teve que acumular vários empregos. Antes de ser jornalista, foi jornaleiro. Entregava jornal por toda cidade numa bicicleta. Com o passar dos anos, trabalhou em outras emissoras de rádio até começar a carreira numa TV Educativa. Terminou a faculdade e foi para uma afiliada à Globo, a TV TEM, na região de Itapetininga. Em 2005 foi convidado para ser editor e apresentador em outra afiliada, a EPTV Central, onde além de ancorar o jornal, teve outras grandes oportunidades, como mediar debates políticos e apresentar programas e eventos. Juliano também se dedica a seminários, palestras e congressos em igrejas, escolas e empresas. O jornalista é autor do livro “Boas Notícias”.
Local: Ginásio do Espaço Cultural Salesianos - Rua Padre Teixeira, 3.649 - Vila Nery.
Horário: 20h15
*Estão convidados todos os servidores da rede municipal de ensino.
CINEMA
30/10 (domingo) e 5/11 (sábado)
Queimada
(Burn!)
ITA/FRA, 1969, 35mm
Dir: Gillo Pontecorvo
Elenco: Marlon Brando, Renato Salvatori e Carlo Palmucci.
William Walker é um representante inglês que fora mandado para uma pequena ilha no Caribe, em 1845. Sua função é incentivar uma rebelião a fim de beneficiar os negócios ingleses, já que a ilha tem dominação portuguesa. Após dez anos, ele retorna para prestar declarações sobre quem ele pôs no poder (112 min.)
Classificação etária: 18 anos
Horário (domingo): 19h
Horário (sábado): 18h
Local: SESC São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni.
Vagas: 30 (15 para sábado/15 para domingo)
*Inscrições até 28/10 e 01/11, respectivamente.