O Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP) está realizando uma triagem de voluntários que já sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), popularmente conhecido como derrame, para avaliação e tratamento.
O objetivo é avaliar as alterações sensoriais e motoras ocorridas em pessoas que sofreram AVE, que se traduz, entre outras coisas, na dificuldade de caminhar, subir e descer escadas, alimentar-se, vestir-se, pentear os cabelos etc.
Para avaliar estes movimentos, será utilizado um sensor portátil*, cosmético e de fácil uso, capaz de fazer o diagnóstico e acompanhamento do processo de reabilitação de pacientes que sofreram AVE.
Para a realização do tratamento, uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde realizará Estimulação Elétrica Funcional dos membros superiores e inferiores, além de avaliações biomecânicas.
Os exames e atendimento clínicos serão totalmente gratuitos, e os interessados em participar ou indicar alguma pessoa para participação deverão entrar em contato com a pesquisadora do GO-IFSC/USP Fernanda Paolillo através do e-mail fer.nanda.rp@hotmail.com ou pelo telefone (16) 3373-9810 (ramal 218).
*O sensor foi desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Apoio Tecnológico do GO-IFSC/USP, Rene Casarin e Guilherme Thiago Chaves, sob a coordenação do docente do IFSC, Vanderlei Salvador Bagnato. O projeto conta, também, com parcerias com a empresa CARCI, Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e UFSCar.