Câmara Municipal de São Carlos 4 de Outubro de 2018
O vereador João Muller teve aprovado, na sessão ordinária desta terça-feira (2) Projeto de Decreto Legislativo que estabelece na Câmara Municipal mais uma ferramenta de fiscalização do Executivo Municipal, por meio de pesquisas científicas, para avaliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo município. Segundo o parlamentar, a Câmara tem vários mecanismos de participação da população nas ações do Legislativo.
“A Tribuna Livre, durante as sessões ordinárias, o Parlamento Jovem, com alunos do ensino médio, a Consulta Pública, em temas polêmicos, a Ouvidoria, o Portal da Transparência, a TV Câmara e o telefone 0800. No entanto chegou o momento de oferecermos aos parlamentares uma ferramenta científica que proporcione meios de contabilizar a eficiência administrativa do município e consequentemente a satisfação dos usuários dos serviços públicos”, declarou Muller. “Se na iniciativa privada busca-se o planejamento e gestão estratégica, na administração pública chegou o momento da profissionalização dos serviços oferecidos”, completou.
Segundo Muller, o projeto prevê a realização, quadrimestralmente, de uma pesquisa de opinião pública sobre a qualidade dos serviços públicos, coincidindo com as audiências públicas da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Se o município comprova as metas fiscais, a Câmara medirá a eficiência administrativa com os recursos arrecadados e investidos", disse.
“Desejo oferecer, com baixíssimo custo, quadrimestralmente, aos vereadores o diagnóstico com a medida de satisfação do contribuinte com os serviços públicos, atividades fim. Educação, saúde, assistência social, serviços públicos, segurança, sem achismos e sim com dados científicos e precisão no levantamento junto à população. Quero ouvir o usuário do SUS e não da UNIMED, o aluno e pais do ensino público municipal e não da escola particular, as pessoas assistidas pelos programas sociais etc. E ao final ter parâmetros para legislar, reivindicar, sugerir, requerer de forma profissional. Até mesmo contribuir com o Executivo na criação de políticas públicas”, concluiu Muller.
|