Doze internos do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) São Carlos visitarão, nesta sexta-feira (30 de março), às 14 horas, a Fazenda Conde do Pinhal, localizada na zona rural do município de São Carlos.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a fazenda conserva todas as características arquitetônicas do período cafeeiro, nos séculos 18 e 19.
Durante a visita guiada, os jovens da Fundação CASA terão acesso a um importante acervo documental, fotográfico e bibliográfico e a objetos da época áurea do café em São Paulo. A fazenda, cuja construção data de 1780, conserva todo o mobiliário original, fotografias e quadros do tempo do Império.
O local pertenceu a Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal. Considerado um dos fundadores do município de São Carlos, Conde do Pinhal teve importante papel econômico e político na região, com a fundação de bancos e outras fazendas e a construção de estrada de ferro, além de diversos outros empreendimentos.
Segundo a diretora do CASA São Carlos, Jane Nascimento, a visita tem cunho pedagógico e visa propiciar a difusão do conhecimento entre os jovens da instituição. “Nosso objetivo é propiciar a eles conhecimento histórico e cultural sobre a arquitetura, a escravidão e a cafeicultura no interior paulista durante os séculos 18 e 19”, explica a diretora.
O passeio visa ainda garantir, aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA de São Carlos, o acesso a locais de visitação pública do município. Como parte da programação, os jovens visitaram recentemente o Museu da TAM.
VISITA FAZENDA CONDE DO PINHAL
Quando: 30 de março (sexta-feira), às 14 horas.
Onde: Estrada do Broa, km 4,5, São Carlos.