As caixas de areia existentes nas escolas municipais e nas praças públicas de São Carlos, bem como nas quadras esportivas de areia implantadas nos últimos anos em diversos bairros da cidade, são locais bastante propícios à proliferação e acúmulo dos mais variados tipos de bactérias. Para minimizar a possibilidade de danos à saúde de crianças e jovens que utilizam tais espaços, o vereador Lineu Navarro (PT) apresentou no último dia 25 um Projeto de Lei que determina ao Poder Executivo medidas que garantam a descontaminação, ou até mesmo a substituição da areia a cada seis meses.
O parlamentar ressalta que esses locais são destinados para o convívio social de crianças e adolescentes. No entanto, são áreas muito suscetíveis à contaminação por fezes de animais, como pombos, gatos e cachorros. As bactérias podem ser responsáveis por provocar graves doenças nos seres humanos, particularmente às crianças, que são as mais vulneráveis.
O projeto de lei prevê que o Prefeitura execute a descontaminação da areia contida em quadras esportivas ou tanques destinados ao lazer e recreação infantil, existentes nas praças e escolas públicas do município, pelo menos a cada seis meses, ou a sua total substituição, garantindo a sua qualidade. Para que as pessoas sejam informadas sobre a real condição de salubridade da areia, Lineu também propõe a fixação de placa informando a data de manutenção ou de substituição da areia, que deverá passar por análise laboratorial, tratamento e assepsia para descontaminação e combate de bactérias, fungos e verminoses em geral.
“Tal proposição se inspirou em contínuas reclamações de pais de crianças que brincam nestas caixas de areia de escolas ou praças de nossa cidade e em experiências de outros municípios. Com certeza, a obrigatoriedade da administração municipal ter um cuidado maior e permanente da areia destas caixas e quadras trará mais segurança à saúde de nossa população, contribuindo para a qualidade de vida de todo são-carlense”, completou Lineu Navarro.